Vereador apresenta Projeto de Lei que institui exame auditivo e oftalmológico na rede pública de ensino de São Miguel dos Campos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 10/03/2017 às 11:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Elaine Rafaella – Rafafá

Bel Correia defende que os problemas auditivos e visuais interferem no bom rendimento dos alunos

A Câmara de São Miguel dos Campos analisa o Projeto de Lei 01/2017, de autoria do vereador Bel Correia (PPL), que obriga o Poder Executivo a oferecer testes auditivos e oftalmológicos a todas as crianças da rede pública de ensino. “Muitas vezes existem problemas auditivos e visuais que impedem a criança de ter acesso às informações passadas por professores e colegas”, argumenta o vereador.

A avaliação médica proposta pelo PL, visa determinar as condições clínicas dos alunos para que não haja comprometimento no desenvolvimento das atividades escolares e haja um real aproveitamento daquilo que está sendo ensinado em sala de aula. Para a realização dos exames previstos na lei, a direção dos estabelecimentos de ensino encaminharão os alunos matriculados às unidades de saúde do município ou vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a programação previamente determinada. 

Além disso, o cartão de visita deve ser padronizado de acordo com critérios a serem estabelecidos pelo Poder Executivo Municipal (Secretarias Municipais de Educação e Saúde), devendo constar os dados de identificação do aluno e de seu responsável, assim como, o acompanhamento e a avaliação médica contendo as anotações referentes à realização dos exames de que trata esta Lei.

O vereador defende que problemas de saúde podem comprometer o rendimento do aluno. “Se uma criança não enxerga direito ou tem dificuldade de audição, não vai conseguir acompanhar as aulas. Na maioria das vezes são problemas fáceis de serem diagnosticados e tratados, e o melhor é que essas avaliações serão feitas pela rede municipal de saúde”, finalizou. 

Sobre os exames

A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas, e serve como base para diagnosticar a necessidade do uso de aparelho auditivo e, se necessário, o tipo de aparelho que poderá ajudar o portador da deficiência a ouvir melhor, justamente na fase inicial de aprendizado.

Da mesma forma, o exame de vista faz-se necessário, pois previne ou ameniza a falta de concentração dos alunos que estão na fase de alfabetização e que possuam algum tipo de deficiência visual. Os alunos que por ventura tenham problemas visuais poderão utilizar óculos ou mesmo procurar uma correção através de cirurgia, além de terem a oportunidade de ser consultados por um profissional que poderá realizar um diagnóstico completo sobre a visão dos estudantes.