Novembro Azul: Jequiá da Praia inicia ações de combate ao Câncer de Próstata
Conteúdo publicado por Divulgação em: 09/11/2015 às 18:34h.
Compartilhe com mais pessoas

Izabelle Targino

Ações acontecem nas unidades de saúde dos municípios

O município de Jequiá da Praia iniciou as atividades do Novembro Azul, mês dedicado à saúde dos homens, principalmente para a prevenção do câncer de próstata. As ações serão realizadas nas Unidades de Saúde do município, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O primeiro evento foi realizado pela equipe da Unidade de Saúde Sinhá Cavalcante, na manhã dessa quinta-feira (05), no auditório da prefeitura. Na abertura dos trabalhos, os integrantes do terço dos homens, da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, foram recebidos com um café da manhã e assistiram a apresentação das mulheres do Coral da Melhor Idade.

A programação prosseguiu com uma palestra sobre o câncer de próstata, os cuidados e prevenção, ministrada pela enfermeira Aparecida Albuquerque. A coordenadora de Saúde Bucal, a odontóloga Patrícia Torres, também participou do evento e falou com os participantes sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e prevenção do câncer bucal.

Ao final das atividades, os quarenta e oito homens participantes receberam encaminhamento para a realização do exame da próstata.

As ações de prevenção e combate ao câncer de próstata também irão acontecer nas outras unidades de saúde de Jequiá da Praia. No Povoado Alagoinhas, a ação do Novembro Azul acontece no próximo dia 27. A programação começa a partir das 9h, com palestra sobre o câncer de próstata, depois terá uma partida de futebol e encerra com um almoço para os homens da localidade.

Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês a campanha chamada Novembro Azul.

O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, principalmente que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes.