AL-Noticias

Palavras de um Pediatra

Assunto: As vitaminas

Publicado em:    3 maio 2018 às 0:28,  

 Hugo Leonardo   

Assunto: As vitaminas

Publicado em:    3 maio 2018 às 0:28,    Hugo Leonardo     Última atualização em: maio 3, 2018 às 0:28

Olá amigos e amigas! Palavras de um Pediatra dessa semana vai abordar sobre as vitaminas, um assunto muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente.

Vitaminas na nutrição infantil

As vitaminas são substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que são essenciais ao bom funcionamento do organismo da criança.

Funções e fontes de algumas vitaminas

Vitamina A

Desempenha papel essencial na visão, no crescimento e no desenvolvimento do esqueleto, dos ossos, da pele e do esmalte dentário. Além de agir no processo imunológico, defesa do organismo contras as infecções. A Vitamina A é encontrada no leite materno e também em grande quantidade no figado, na gema de ovo, no leite integral, em queijos, manteigas, abobora, manga, cenoura, mamão, pimentão, couve, agrião e espinafre.

Vitamina B1

É essencial para o sistema nervoso, sua falta leva a uma doença chamada bele bele que afeta o sistema nervoso do coração. A Vitamina B1 é encontrada na carne de porco, gema de trigo, fígado, rins, carnes magras, aves, gema de ovo, feijão e amendoim.

Vitamina B2

É essencial para o crescimento da criança para a multiplicação das suas células e para o metabolismo, deve ser suprida regularmente através da dieta. A Vitamina B2 é encontrada em leites, queijos, viceras, carnes magras, aves, e vegetais de folhas verdes.

Vitamina C

Facilita a absorção de ferro pelo intestino é importante na cicatrização de ferimentos e auxilia o organismo na resistência a infecções em geral. A Vitamina C é encontrada no leite materno, frutas cítricas (laranja, limão, acerola, caju, abacaxi), em hortaliças (brócules, agrião, abobora, couve e espinafre).

Vitamina D

É essencial para absorção de cálcio pelo intestino, pode ser obtida por meio de alimentos e ser produzidas na pele quando exposta a luz solar. Esta produção, contudo, dependerá do graus de pigmentação da pelo e do tempo da exposição ao sol. Na época de inverno pode contribuir para falta dessa vitamina.

A falta da Vitamina D em criança manifesta-se como raquitismo, doença associada a mal formação do ossos e atraso no crescimento da criança. Encontramos no leite, manteiga, gema de ovo e no óleo de fígado e de peixes.

Na próxima quarta-feira, estaremos de volta com mais uma Palavra de um Pediatra.

O PORTAL AL-Notícias e seus colaboradores não emitem nenhum comentário para não expressar opinião. Sendo assim comentários emitidos aqui são de inteira responsabilidade de seus autores atendendo assim a nossa Política de Privacidade. É expressamente proibida a emissão de comentários cujo teor contenha palavras de baixo calão que desrespeita a ética moral, a lei e os bons costumes da sociedade. O PORTAL tem autonomia para moderar e repudiar, sem prévio aviso, comentários postados que firam critérios contidos neste aviso.

Não há comentários Vou comentar!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário