AL-Noticias

Palavras de um Pediatra

ASSUNTO: Higiene do bebê

Publicado em:    9 maio 2018 às 17:18,    Hugo Leonardo     Última atualização em: maio 9, 2018 às 17:18

ASSUNTO: Higiene do bebê

Publicado em:    9 maio 2018 às 17:18,    Hugo Leonardo     Última atualização em: maio 9, 2018 às 17:18

Olá amigos e amigas! Palavras de um Pediatra dessa semana vai abordar um assunto muito importante, a higiene do bebê.

A higiene do bebê é muito importante principalmente nos primeiros meses de nascido, cada parte do seu corpinho deve ser limpa com muito cuidado e com muito carinho.

Algumas dicas de como limpar o bebê

Banho deve ser dado pelo menos 1 (uma) vez por dia, principalmente em recém nascido. Deve iniciar a hora do banho organizando o local prepare tudo com antecedência. Separe todo o material antes de iniciar: sabonete, algodão, cotonete, toalha de banho, fralda e roupa do bebê.

Prepare a banheira com água na temperatura ideal para a criança e testar a água com o dorso da sua mão. Utilizar de preferência sabonete neutro. Não é necessário o uso de talco e óleos, a mãe deve tirar anéis e pulseiras a antes do banho do bebê.

Comece a higiene pelos olhos limpado-o com algodão umedecido em água, lave o rosto e a cabeça e só então coloque o bebê na banheira. O rosto deve ser lavado sem sabão e a cabeça com sabonete duas vezes por semana, com shampoo neutro infantil. Lave o restante do corpo dando especial atenção aos órgãos genitais e as dobrinhas. Não deixe resíduos de sabão na pelo do bebê porque é muito sensível.

Unhas

Mantê-las curtas e limpas use uma tesourinha sem ponta e esterilizada com álcool.

Mãos

As mãos do bebê são muito importante porque os bebês sempre a mão na boca ou chupa os dedos. Lave as mãos do seu bebê com algodão embebido com água e sabão neutro e depois com um pano úmido e água morna. Tire o excesso de sabão.

Pés

As unhas dos pés também devem ser cortadas, limpe entre os dedos e deixe-os bem sequinhos. Deve ser cortada uma ou duas vezes por semana.

Orelhas

Limpe as orelhas do bebê com pano macio e úmido e não deixe a água penetrar no ouvido do bebê.

Nariz

Apenas o orifício externo deve ser limpo, retirando-se as cascas se essas estiverem muito densas devem ser amolecidas usando algumas gotas de soro fisiológico.

Umbigo

Deve ser limpo e secado diariamente, levante o coto umbilical delicadamente e limpe a base a onde ele está, depois limpe com um pouco de álcool. Deixe bem sequinho, deve fazer a cepacia três vezes por dia.

Dobrinhas

Limpe as famosas dobrinhas do bebês, das pernas, dos braços e do pescoço.

Lembretes importantes

A banheira deverá está sempre bem limpa, deve ser desinfectada com álcool e a seguir enxaguada para retirá-lo. A temperatura da água deverá em torno de 37º C, ou seja, mais ou menos como a temperatura do corpo, deve ser verificada com o cotovelo ou com o dorso das mãos.

Perfumes, não são recomendados, pois pode causar alergia, talco é refrescante, gostoso e seca melhor o bebê, dá um cheirinho de limpeza, mas se não for usado corretamente é perigoso.

Na próxima quarta-feira, estaremos de volta com mais uma Palavra de um Pediatra.

O PORTAL AL-Notícias e seus colaboradores não emitem nenhum comentário para não expressar opinião. Sendo assim comentários emitidos aqui são de inteira responsabilidade de seus autores atendendo assim a nossa Política de Privacidade. É expressamente proibida a emissão de comentários cujo teor contenha palavras de baixo calão que desrespeita a ética moral, a lei e os bons costumes da sociedade. O PORTAL tem autonomia para moderar e repudiar, sem prévio aviso, comentários postados que firam critérios contidos neste aviso.

Não há comentários Vou comentar!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário