ASSUNTO: Resfriados e Gripes
Conteúdo publicado por Divulgação em: 30/05/2018 às 11:23h.
Compartilhe com mais pessoas

Olá amigos e amigas! Hoje iremos falar um assunto frequente na pediatria; resfriados e gripes na Palavras de um Pediatra dessa semana.

Resfriados são causado por uma família de vírus chamada de rinovírus que causam complicações respiratória leves em quaisquer épocas do ano. Os Resfriado se apresentam como uma coriza, obstrução nasal, a garganta fica irritada, tosse, aparece raramente febre. Os resfriados duram em média de 03 (três) a 07 (sete) dias.

As gripes são causadas pelo tipo de vírus chamado de influenza. Na gripe os sintomas são mais intensos como: dor de cabeças, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse, dor de garganta, calafrios, falta de apetite, dores musculares, rouquidão, vômitos, diarreia e febre.

As Gripes duram em média de 02 (duas) semanas, a criança, durante o ano, gripa em média de 06 (seis) a 08 (oito) vezes.

Cuidados que ajudam a prevenir resfriados e gripes

Evite ficar em locais fechados, alimentação tem que ser saudável, hidratação é muito importante para diminuir as secreções, tome bastante líquido como água, sucos, chá e água de coco. Aleitamento materno previne infecções; lave sempre as mãos, use o lenço de papel envés de lenço de pano, evite entrar em contato com cheiro muito forte como: os de cigarros, perfumes, tinta e cera, e cobrir sempre a boca ao tossir ou espirrar, não utilizar copos e utensílios de outras pessoas; é melhor ficar em casa descansando. Vacinação é importante.

Tratamento; medidas gerais.

Hidratar adequadamente a criança, lavagem nasal com soro fisiológico, dieta equilibrada . Polissintomático, uso criterioso. Descongestionante tópico contra indicado. Anti térmico, se febre maior ou igual a 37.8º, sedativos da tosse contra indicados. O melhor xarope é a hidratação e medidas caseiras como o mel com limão, chá e sucos, suplementação vitamínica apenas em desnutrido.

Na próxima quarta-feira, estaremos de volta com mais uma Palavra de um Pediatra.