Assunto: Respostas aos pais internautas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 18/04/2018 às 11:01h.
Compartilhe com mais pessoas

Olá amigos e amigas!

Palavras de um pediatra dessa semana volta a responder a algumas perguntas que foram enviadas pelo pais através das redes sociais.

Como eu sei que o cocô do meu filho é normal?

Nos primeiros dias de vida a criança apresenta o cocô enegrecido, de consistência espessa, chamada de necon. Após a primeira semana o cocô assume variadas consistências e cores com inúmeras evacuações ao dia ou até sete (7) dias sem evacuar. Em caso de coloração branca, vermelha e preta o pediatra deve ser procurado.

Quando posso furar a orelhinha do meu bebê?

Não há consenso! Mas é recomendado a partir dos dois (02) meses, após às vacinas. Pois o bebê estará mais protegido contra as infecções. Vale ressaltar que a dor é a mesma em qualquer idade.

O meu bebê pode viajar de avião?

Sim! A partir de 07 (sete) dias. Lembrando que o ideal é após as vacinas de 02 (dois) meses, deve-se viajar usando atendimento preferencial.

Existem vacinas que devem ser ministradas, especificamente, em clínicas particulares e, outras que podem ficar a cargo do posto de saúde. O calendário vacinal proposto pelo Ministério da Saúde contempla um grande porte de vacinas que se encontra nos postos de saúde, mas existem vacinas que somente são realizadas em clínicas particulares. Importante seguir as recomendações do pediatra.

Qual é a idade certa para aparecerem os dentes?

A erupção dentária começa a partir dos 06 (seis) meses, mas até um ano é considerado normal. A dentição completa com 20 (vinte) dentes vai aparecer no final de 03 (três) anos.

Pode usar andador?

O andador é contra indicado por aumentar o risco de acidentes, traumas. Prejudica o desenvolvimento dos músculos, tendões e atrasa o desenvolvimento da marcha.

O bebê pode ficar no ar-condicionado?

Sim! Desde que a temperatura esteja entre 24º e 25º graus centigrado. A corrente de ar não fique direcionada ao bebê e as higienizações do aparelho estejam em dia.

Meu filho está sempre resfriado, é natural?

Crianças saudáveis podem ter até 10 (dez) infecções por ano, principalmente as que frequentam berçário, creche e escola desde cedo.

Em que posição a criança deve dormir no berço?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês estejam colocado no berço de barriga para cima e cabeça de lado.

Porque agasalhar o bebê pode causar febre e desidratação?

O excesso de roupa pode produzir e armazenar calor e cria uma falsa febre, por isso, diante de uma criança com febre é importante verificar se ela está com roupas confortáveis e que não acumule ou armazene calor.

Continue enviando suas perguntas. Na próxima quarta-feira estaremos de volta com mais um Palavras de um Pediatra.