Assunto: Síndrome de Dawn
Conteúdo publicado por Divulgação em: 21/03/2018 às 9:52h.
Compartilhe com mais pessoas

Olá amigos e amigas!

Hoje 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Dawn, Palavras de um Pediatra não poderia deixar de exaltar essa data por sua relevância social, pois ela tem um objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitário, o seu bem estar e inclusão das pessoas com Dawn na sociedade.

Os motivos para ocorrência da Síndrome ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, onde as células dos embrião são formadas por 47 cromossomos, sendo que o normal seria 46 cromossomos.

Mitos e Verdades sobre a Síndrome de Dawn

Existem muitos mitos acerca da Síndrome de Dawn especialmente por conta da falta de informação, apesar de muitas pessoas terem curiosidade, nem todos sentem-se a vontade para perguntar por medo de ofender o indivíduo com Síndrome de Dawn e também os próprios pais. Por isso aqui vai alguns mitos e verdades relacionados a Síndrome de Dawn fala, linguagem e comunicação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam quem nasceu com Síndrome de Dawn consegue falar normalmente, o que acontece na verdade é que não, raramente, há uma atraso no desenvolvimento da linguagem.

Locomoção: Assim com acontece com a fala e a linguagem, crianças com Síndrome de Dawn pode andar normalmente, apenas aprende mais tarde.

Personalidade, características afetivas: muitos acredita-se que o indivíduo com Síndrome de Dawn é naturalmente carinhoso, mas isso não passa de um mito, a formação da personalidade e padrões afetivos da pessoa com a Síndrome de Dawn se dá da mesma maneira que uma pessoa sem a síndrome.

Sexualidade: existe um mito quanto a sexualidade de quem nasceu com a Síndrome de Dawn eles terem a sexualidade mais aflorada, isso claramente não é verdade.

Adoecimento frequente: dizem que as pessoas com Síndrome de Dawn adoecem mais facilmente, infelizmente é verdade, devido a mal formações e baixa resistência imunológica.

Escola e trabalho: embora pareça verdade, nem sempre pessoas com Síndrome de Dawn precisam frequentar escola especial, muitas dessas crianças conseguem acompanhar a escola normal.

Esporte e atividade física: acredita-se que pessoas com Síndrome de Dawn não pode praticar atividades físicas e esportes, a verdade é que elas podem e devem fazer isso, pois assim como para qualquer pessoas, a prática de exercícios físico traz bem estar.

Convivendo com a Síndrome de Dawn

Para muitos o convívio com a Síndrome de Dawn parece um desafio, mas cada dificuldade pode ser superada com paciência e dedicação.