Assunto: Sono do bebe
Conteúdo publicado por Divulgação em: 21/03/2018 às 0:22h.
Compartilhe com mais pessoas

Amigos e amigas, hoje iremos falar sobre o sono do bebe. Sono é um estado de restauração física e mental para o organismo, a criança que tem dificuldade de conciliar o sono tem prejuízo para sua saúde. Cada bebe tem um número próprio de horas de sono necessárias para o seu repouso exatamente com os adultos.

O bebe ao nascer dorme após cada mamada e tem um sono muito leve e são acordados facilmente por qualquer estímulos. Ao passar dos meses o sono fica mais profundo, necessitando de estímulos mais fortes para serem acordados, em média a criança dorme, até os seis primeiros meses, de 16h à 18h por dia. Com 01 ano dormirá de 12h à 14h por dia. O sono da criança é um dos problemas que mais preocupam as famílias, as mães em particular.

Distúrbios do sono

Tremores durante o sono: no bebe até os 03 ou 04 meses é comum, observar durante o sono tremores nos braços e pernas. Ocorre por imaturidade do sistema nervoso e desaparece espontaneamente.

Cabeceio: antes de conciliar o sono a criança gira a cabeça de um lado para o outro geralmente não requer maior atenção.

Choro ou gargalhadas durante o sono: ocorre entre 03 e 06 meses desde que não acorde, não exige maior atenção.

Falar durante o sono: desaparece espontaneamente e não exige maiores cuidados.

Sono agitado: geralmente provocado por um dia excitado da criança, um dia calmo e tranquilo ocasiona um sono mais tranquilo e reparador.

Pesadelo: estão relacionados com tensão, ansiedade, e programas de televisão. Dependendo da idade a criança é capaz de contar o que sonhou.

Sonambulismo: durante o sono é capaz de uma série de atos, locomover-se, acender luzes, subir ou descer escadas. O sonambulo pode ser despertado e  quando isso ocorre, a criança demonstra perplexidade não se lembrando de nada, o sonambulismo exige sempre atenção médica ou psicoterápica.

Crises de terror noturno: são de curta duração, alta dramaticidade, após ter conciliado o sono e dormido calmamente o pediatra deve ser sempre consultado a respeito, se as crianças persistirem merecem tratamento psicoterápicos.

Orientações importantes

Estabeleça um horário regular para colocar o bebe para dormir, evite jogos ou brincadeiras excitantes antes do bebe dormir; tranquilize-o quando acordar durante a noite, mas nunca o tire do berço e, principalmente nunca leve para a cama dos pais. Se o bebe acordar durante a noite, evite acender luz brilhante e fazer barulhos, não deitá-la na cama do casal para iniciar um sono. Não deixar a criança gritando no berço sem ser atendida, cada bebe tem seu ritmo e jeito próprio para dormir.

Tags:,