Penedo vai ganhar novo campus da UFAL e um museu com centro de pesquisa marinha
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/01/2016 às 5:36h.
Compartilhe com mais pessoas

Roberto Miranda | Secretário de Comunicação e Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo

Foram quatro anos de várias parcerias entre à Prefeitura de Penedo e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do reitor Eurico Lôbo. Entre elas, o processo de expansão dos cursos, que culminou com a mudança de polo para campus e, o Festival de Cinema Universitário.

No seu último dia como reitor da Ufal, mais duas parcerias foram concretizadas. Nesta quarta-feira (20), foi oficializada a doação de uma área de 155 metros de largura, por 80 metros de comprimento, para a construção do novo Campus Penedo Ufal.

A área fica localizada na rodovia AL-110, saída de Penedo sentido Arapiraca, próximo ao Complexo Educacional e Esportivo Governador Moacir Andrade (Antigo Sesi). O terreno fruto da parceria envolvendo o prefeito Marcius Beltrão foi doado pelo empresário Stélio Darci Cerqueira.

O deputado Sérgio Toledo, representado seu pai, doador da área, destacou a visão educacional e a parceria com Penedo e a Universidade. “Primeiro quero saudar todos os presentes e parabenizar meu pai pela visão educacional em participar desta parceria que busca tão somente, a transformação, o futuro de toda uma região. O futuro de milhares de jovens está aqui. Sei até onde posso ir como deputado estadual, mas garanto ao prefeito Március e aos membros da Ufal, que vamos caminhar juntos à bancada federal no que for preciso. Em nome da minha família, parabenizo e agradeço por nos deixar fazer parte doando sonhos que se transformarão em realidade”, colocou o parlamentar.

Cumprindo seu último dia como reitor da Universidade, Eurico Lôbo agradeceu o gesto de união de todos pela concretização de mais um grande passo da Ufal em Penedo. “Agradeço o desprendimento, o gesto, o ato de contribuição educacional. Parabenizo a contribuição de todos pelo crescimento da Ufal Penedo. Estou deixando à reitoria, mas garanto que vou continuar lutando pelo engrandecimento da Universidade”, observou o reitor.

Tudo começou ainda na sua primeira administração, quando lutou para que a interiorização da Ufal chegasse à Penedo. Passados quase 10 anos, o prefeito Marcius Beltrão comemorou mais realizações.

Penedo avança, se credencia para se tornar um importante polo educacional. Todos aqui tiveram um grande papel na concretização para Penedo ter uma universidade pública. A interiorização da universidade foi um dos grandes feitos do Brasil em facilitar, proporcionar o acesso de todas as classes sociais ao ensino superior. Agradeço ao deputado Sérgio Toledo, ao eu pai Stélio Darci Cerqueira e o reitor Eurico Lôbo, sei que todos estão lutando pelo crescimento educacional de Penedo. Esse ato de hoje é a esperança de um povo. Aqui estamos em um terreno, mas tenho certeza que amanhã estaremos pisando em uma grande obra executada“, disse emocionado o prefeito Marcius Beltrão.

Com a assinatura da doação da área para a construção do novo prédio da Ufal, investimento que ultrapassa R$ 22 milhões, todos seguiram até à sede da Prefeitura de Penedo, onde foi rubricada a cessão do prédio de propriedade do Município, onde abriga o Capespe, para a Ufal. O espaço será transformado em Museu do Rio São Francisco e o Centro de Pesquisa e Extensão da Biodiversidade Marinha.

A Universidade conta hoje com cinco cursos em Penedo, fruto do engajamento de todos que compõem à administração Marcius Beltrão e a Ufal. São eles, Engenharia de Produção, Turismo, Sistemas da Informação, Ciências Biológicas e Engenharia de Produção.