Perícia criminal alagoana conta agora com especialista em explosivos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/12/2014 às 8:46h.
Compartilhe com mais pessoas

Aprovado no último concurso, perito pretende repassar seus conhecimentos na área para os integrantes de todos os órgãos se segurança pública estadual

Aarão José – POAL

Nos últimos 30 dias, durante ações policiais foram apreendidos 25 quilos de emulsão de dinamite, 21 metros de cordéis detonantes e 89 bananas de dinamites. As investigações apontam que todo esse material apreendido, principalmente as dinamites, seria utilizado por quadrilhas especializadas em roubos a bancos, correspondente bancários, caixas eletrônicos e de carros fortes responsáveis pelo transporte de valores.

Apreender, manusear e periciar esse tipo de material é extremamente complexo, e necessita de conhecimento específico na área para garantir o sucesso da operação. Isso porque qualquer falha ou um mínimo descuido podem ocasionar um grave acidente colocando em risco a vida dos agentes de segurança pública que atuam na área de explosivos.

Em função disso, Gerard de Oliveira Deokaran – primeiro perito criminal especialista em explosivos do Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) -, desenvolveu um projeto de aulas destinado aos servidores da Secretaria de Defesa Social (Seds) sobre iniciadores de explosivos. Graduado em química, Deokaran trabalhou como técnico explosivista durante vários anos no esquadrão de bombas pertencente ao Bope da Polícia Militar do Distrito Federal.

Após aprovação no último concurso da Perícia Oficial, ele se mudou para Alagoas onde passou a exercer a função de perito criminal.

“A ideia do curso é evitar que acidentes aconteçam durante todo o processo de apreensão desse tipo de material. Desde o manuseio, desmontagem de artefatos, retirada de restos de explosivos encontrados em locais de ocorrências, até a sua perícia e descarte. Na instrução irei apresentar os tipos de detonadores de explosivos, as formas de acionamento e de explosões e, principalmente, a forma segura de desativá-los”, afirmou o perito.

Público-alvo

A primeira aula aconteceu na segunda-feira (8) pela manhã e teve como público- alvo integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Policiais que são alunos do curso de ações táticas, turma 2014, foram os primeiros a receber a instrução especial sobre iniciadores de explosivos. “Fiquei muito feliz com o convite feito pela coordenação do curso do Bope alagoano que já conhecia minha atuação como técnico explosivista, em Brasília”.

O próximo passo do projeto, segundo Deokaran, é estender essas aulas na área de explosivos para outros integrantes das divisões da Polícia Civil e Militar que lidam diretamente com ocorrências dessa natureza. Ele pretende também com esse projeto, ampliar os conhecimentos dos peritos criminais que atuam no Estado.

“O projeto é extenso e prevê cursos de explosivos para peritos daqui do IC e também da Polícia Federal, inclusive com a participação de representantes de outras categorias como delegados, juízes e promotores. Para viabilizar esse projeto em sua totalidade, irei realizar uma parceria entre Bope de Alagoas e de Brasília”.

Além do projeto na área de explosivos, o perito está desenvolvendo outro curso direcionado apenas para peritos criminais. Nessa instrução os profissionais irão conhecer técnicas periciais para explosões e instruções de armamentos incluindo aulas de tiro.