Peritos alagoanos formados pela Força Nacional compartilham experiência
Conteúdo publicado por Divulgação em: 25/07/2015 às 19:34h.
Compartilhe com mais pessoas

Com uma ampla grade curricular, instrução permitiu aos participantes dispor de noções em gerenciamento de crise, funcionamento do batalhão de choque, entre outras.

Aarão José – Ascom POAL

Após três semanas intensas de aulas durante a sétima edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional para peritos criminais do Brasil, os representantes alagoanos retornaram ao Estado com muitas novidades.

Para compartilhar o conhecimento adquirido, dois deles resolveram apresentar na tarde desta sexta-feira (24), uma palestra para os peritos do Instituto de Criminalística de Alagoas que não puderam participar da experiência. Realizada na base da Força Nacional, que fica na cidade satélite do Gama, no entorno de Brasília, a instrução teve duas turmas para policiais civis e uma para peritos criminais, formada por 27 representantes de 14 estados.

Peritos Alagoanos na Força Nacional 02Os peritos Carlos Robério de Vasconcelos Cerqueira, Diozenio José Monteiro Neto, José Veras de Oliveira Neto Silva e Suely Maurício de Souza foram os escolhidos para representar Alagoas, que pela parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi a unidade federativa que mais enviou peritos ao curso. Diozenio Monteiro e José Veras, responsáveis pela palestra, explicaram que para participar da instrução todos precisaram apresentar documentação oficial e exames médicos.

Eles ainda tiveram que fazer exame físico como natação, flutuação, corrida, abdominal, barra e flexão para serem aceitos no curso. Depois de aprovados nessa primeira etapa, receberam o material com os fardamentos e os equipamentos que foram usados durante o curso e que poderão utilizar nas atividades diárias. Em seguida vieram as aulas teóricas e práticas nas áreas de medicina legal, hematologia forense, atividade de perícia em situações de desastre de massa, identificação de vítimas, antropologia legal, cadeia de custódia, georreferenciamento e medidas preliminares em local de crise.

A instrução possui uma grade curricular rica em diversas áreas o que permitiu que tivéssemos noções em várias ações como gerenciamento de crise, funcionamento do batalhão de choque, e como atuar na contenção em grandes eventos. Mas, o mais importante da instrução é a integração entre os peritos de todos os estados participantes e também com as demais corporações integrantes da segurança pública“, afirmou o perito José Veras.

Peritos Alagoanos na Força Nacional 01Para o perito Diozenio Monteiro, o diferencial da instrução está na oportunidade dos integrantes da turma de perícia forense participarem de aulas operacionais como direção defensiva, primeiros socorros, manuseio de armamento e de sobrevivência na selva. Outro destaque do curso foi o corpo de docentes, formado por profissionais de renome nacional, como os médicos legistas do Distrito Federal, Malthus Galvão e Samuel Ferreira, e a perita criminal Sônia Maria Bucamino, que já chefiou o núcleo de balística do estado de São Paulo. “Além do conhecimento adquirido, tivemos a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que nos apresentaram suas experiências e também novas aprendizagens“, disse Diozenio Monteiro.

Segundo ele, na instrução foram ensinadas a importância de ser uma força única de segurança pública, “cada um com sua responsabilidade, mas sempre preservando a união e o trabalho em conjunto.” E foi exatamente por entender que a finalidade da instrução é a integração e interação, inclusive de informação, que os peritos José Veras e Diozenio, decidiram atuar como multiplicadores do conhecimento.

Peritos Alagoanos na Força Nacional 03Por isso, eles apresentaram para um grupo de peritos do Instituto de Criminalística os novos conhecimentos na área pericial adquiridos na Instrução de Nivelamento de Conhecimento que deixou aptos os quatros peritos alagoanos a trabalhar nas operações da Força Nacional espalhadas pelo Brasil, como a perita Suely Maurício, que ao término da instrução foi mobilizada para operação Angicos, da Força Nacional no estado de Sergipe.