IML testa novo sistema para emissão de laudos em até 24 horas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 16/01/2018 às 17:58h.
Compartilhe com mais pessoas

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima começou a testar nesta semana um novo software para produção de laudos de exame de corpo de delito em vivos. O Sistema de Laudos do IML foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

De acordo com o Chefe Especial do IML da Capital, perito médico legista Fernando Marcelo de Paula, o novo sistema surgiu após demonstração da necessidade de possuir uma ferramenta para agilizar o tempo de resposta aos usuários que utilizam os serviços do IML. Com formato idealizado pelos legistas, o Itec disponibilizou o corpo técnico que desenvolveu o sistema em três meses.

“O sistema é muito simples. Ao chegar na recepção a ficha será preenchida pela recepcionista de maneira digital a qual encaminhará em sequência para a sala do médico que preencherá também digitalmente. Com isso, na maioria dos casos o laudo estará pronto logo em seguida e o médico assina digitalmente”, explicou Fernando Marcelo.

Para o chefe do IML, o principal benefício é a redução do tempo de emissão dos laudos. Crimes de suspeita de abuso sexual e lesão corporal poderão ser confirmados de imediato, contribuindo com as investigações e prisões dos acusados.

“Reduziremos o tempo de emissão de 30, 60 dias para apenas 1 dia. Com a resposta rápida desses exames às autoridades que os solicitam, o IML encurtará o tempo de espera para fins processuais e de direito”, afirmou o Chefe do IML.

Tags:, ,