Prefeito de Penedo conversa com empresários e acompanha obras no Centro Histórico
Conteúdo publicado por Divulgação em: 01/09/2015 às 21:14h.
Compartilhe com mais pessoas

Por Roberto Miranda

Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo 

Nesta manhã de quinta-feira (27), o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, foi ao encontro dos empresários do Centro Histórico. O propósito foi escutá-los sobre o andamento dos trabalhos de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo.

Na visita, o gestor também conversou com funcionários da empresa responsável pela execução. “Existe um cronograma estabelecido de conclusão das etapas do projeto. E queremos acompanhar se estão sendo seguidos. Com essa visita, constatamos que apesar do período chuvoso, a obra segue em ritmo acelerado, sem alterações”, garantiu o prefeito.

Marcius Beltrão aproveitou o momento para conversar com empresários que possuem lojas na área que abrange toda a obra.

“Todo projeto causa transtornos. Se executamos uma pequena reforma em nossa casa, tudo deve ser alterado. Já com relação ao projeto de requalificação, diante da sua grandiosidade, algumas mudanças tiveram que ocorrer. Mas, vamos cobrar da empresa responsável pela obra para tentar reduzir os transtornos aos empresários. Nesta etapa, o projeto segue com o embutimento de cabos elétricos e telefônicos. Para isso, escavações estão sendo realizadas e em conversa com os empresários, uma sugestão bem simples foi debatida para minimizar a poeira gerada, jogar água durante o período de trabalho. Esse momento de receber sugestões é muito importante, para encontrar soluções, reduzir os problemas durante os trabalhos. Afinal, queremos nossa cidade transformada”, concluiu Marcius Beltrão.

O projeto de Requalificação Urbanística do Largo do São Gonçalo com alcance nas Travessas Joaquim Nabuco, Batista Acyoli, Gomes de Assunção e parte das Avenidas Floriano Peixoto e Duque de Caxias, contempla drenagem, embutimento de cabos elétricos e telefônicos, e ainda, um grande calçadão que receberá mobiliário urbano e paisagismo. Na Avenida Beira Rio, uma limpeza visual vai possibilitar o destaque do casario, com a retirada dos dois postos de combustíveis. Um dos proprietários aceitou a permuta de área. O segundo, de propriedade da família Marinho, segue em negociação.

PAC das Cidades Históricas

Com investimento de cerca de R$ 8 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC das Cidades Históricas), a Requalificação Urbanística é um dos nove projetos aprovados em Brasília. As obras são executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a fiscalização acontece em parceria com a Prefeitura de Penedo. Ao todo, até o final das obras, serão investidos em Penedo pelo Governo Federal, só com o PAC, mais de 20 milhões.

Nove projetos

– Requalificação Urbanística do Largo de S. Gonçalo (Execução)

– Teatro Sete de Setembro

– Marina Pública

– Cine Penedo (Execução)

– Monte Pio dos Artistas (Recurso liberado para publicação de edital)

– Círculo Operário (Execução)

– Biblioteca de Penedo (Execução)

– Chalet dos Loureiros

– Cais da Marina de Penedo

– Total: R$ 20.887.000,00.