Prefeitura de Anadia inicia serviços de ultrassonografia
Demanda do município chega a cem exames por mês 
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/05/2017 às 11:11h.
Compartilhe com mais pessoas

A prefeitura de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de implantar mais um importante serviço para o atendimento médico à população: a ultrassonografia, cujos procedimentos serão realizados pelo médico e ultrassonografista, Dr. Vitor. 

O especialista explica que a ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza ondas sonoras para obtenção de imagens. Não tem efeitos colaterais, e é muito usado para diagnósticos, acompanhamento de gestação, detectar doenças vasculares e alterações de órgãos e estruturas do corpo. “As vantagens desse tipo de exame é que em geral não exige preparo prévio ou, em alguns casos, apenas uma preparação simples, como um jejum de 6 a 8 horas e a repleção da bexiga. É um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiações”, relatou o médico responsável.

A Secretária de Saúde, Loanne Vasconcelos, explicou que para marcar o início dos procedimentos, 20 usuários da saúde se submeteram aos exames. “Há tempos a população reivindicava a implantação deste serviço e, agora, vamos atender à demanda reprimida do município, que atualmente soma cerca de mais de 100 exames por mês. O procedimento é de suma importância para os anadienses e representa um grande avanço para o setor com a realização de diagnósticos confiáveis e precisos” afirma.

Com a implantação deste serviço, diminuiremos o tempo de espera para marcação de exames de ultrassom, ampliando a capacidade de atendimento e qualificação da assistência do SUS à população”, disse a Diretora da Atenção à Saúde, Eva Rocha.

A Secretaria informa que os exames de ultrassonografia serão disponibilizados à população uma vez na semana. Os exames serão feitos no ambulatório da Unidade Mista do Município, Hospital Rui Palmeira, e o agendamento deve ser realizado através dos postos de saúde.