Prefeitura de Arapiraca amplia atendimento no 5º Centro de Saúde
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/11/2015 às 15:20h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM – Fábio Lopes Prefeitura de Arapiraca

Por conta do aumento do número de viroses e de casos suspeitos de zika vírus, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), montou uma força-tarefa e ampliou o atendimento no 5º Centro de Saúde Dr. Ubiratan Pedrosa Moreira.

A partir desta segunda-feira (23), o horário de atendimento ao público será ampliado das 7h às 21 horas, assim como dos profissionais que vão trabalhar até as 23 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Após as 21 horas as pessoas que estiverem dentro do centro de saúde serão atendidas. No período do dia até às 19h o 5º Centro vai funcionar com o atendimento de três médicos e dois ficarão trabalhando até às 23 horas.

Neste final de semana, a unidade de saúde, que fica por trás do Hospital Regional de Arapiraca (HRA), atendeu 464 pessoas com vários tipos de sintomas, entre eles da zika vírus, dengue, entre outros.

Para evitar a superlotação no atendimento e o cansaço da equipe de profissionais da saúde, o enfermeiro e coordenador de Atenção às Urgências e do Pronto Atendimento, Magaiver Magno Silva, explicou que os médicos fazem revezamento para trabalhar no horário do almoço.

Ele disse, ainda, que durante o dia são sete técnicos da área da saúde para atender a população e à noite são cinco profissionais que trabalham até as 23 horas. Os dias mais cheios são segunda, sexta e sábado.

É importante que a população se dirija ao 5º Centro em casos de queixas urgentes e que procurem o posto de saúde mais próximo de suas casas que o atendimento é o mesmo com qualidade e humanização“, ressaltou Magaiver Magno.

A força-tarefa foi montada porque a demora no atendimento gerava insatisfação aos usuários, mas a situação está sendo revertida com essa nova estratégia da Secretaria de Saúde.

A secretaria alerta a população que continue colaborando com o poder público, mantendo a cidade limpa e evitando focos para a proliferação de mosquitos que possam transmitir doenças nessa época do ano. O mais comum é o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Embora haja uma procura muito alta devido à zika, os postos de saúde dos bairros de Arapiraca também estão preparados para receber e atender à população“, explicou Magaiver Magno.