Programa de Iniciação Científica abre inscrições nesta segunda-feira
Conteúdo publicado por Divulgação em: 03/03/2015 às 9:01h.
Compartilhe com mais pessoas

Inscrições vão até o dia 13 de março e devem ser realizadas na sede do Observatório, no Cepa Giselle Vasconcelos

 Por divulgação: Agências de Notícias

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima abriu as inscrições nesta segunda-feira (2), para o programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia). As inscrições vão até o dia 13 de março e devem ser realizadas na sede do observatório, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

O Inicia é um programa educacional que desenvolve atividades em pesquisas acadêmicas. Os contemplados são os estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A oportunidade expande o conhecimento do aluno em projetos científicos na área de astronomia.

Para o coordenador do observatório e professor de física, Adriano Aubert, os alunos que participam se destacam na vida acadêmica, pois iniciam projeto de pesquisa ainda na escola. “É uma oportunidade para os alunos do ensino médio, porque começam a fazer artigos acadêmicos com o mesmo embasamento da universidade”, assegura.

A aluna Rôse Meire, participante da 1ª edição do programa, em 2010, continua como voluntária do Observatório Astronômico. Foi durante o projeto que a estudante decidiu sua profissão. “Esses trabalhos me ajudaram muito, agora estou concluindo o curso de geografia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e meu trabalho de conclusão de curso vai ser sobre o observatório, como forma de reconhecimento e agradecimento”, disse contente.

Durante 6 a8 meses cientistas iniciantes recebem instruções de metodologia, referências e aplicação das pesquisas. As inscrições seguem até o dia 13 de março e devem ser realizadas no Observatório Astronômico Genival Leite, Localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.

Observatório Astronômico de Maceió

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), fundado em 2009, é um projeto da Secretária Estadual da Educação e do Esporte para despertar o ensino da astronomia em Alagoas. Durante todo ano são realizadas cursos, oficinas e exposições nas escolas.

Todas as terças, quintas e sábados das 19h30 às 22h o espaço é aberto para os visitantes, uma oportunidade de observar o céu mais de perto, através do telescópio.

Aproveite e conheça o Observatório Astronômico Genival Leite Lima