Rede de Adolescentes lança revista na VII Bienal do Livro
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/11/2015 às 6:30h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Ésio Melo – Ascom/CEASB – Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável

Atividade de lançamento acontece durante toda a Semana do bebê

O projeto “Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável” mobiliza 150 meninos e meninas em Maceió em busca de reduzir as desigualdades sociais, a partir da participação cidadã. O primeiro ciclo do projeto está documentado em Revista, que será lançada no próximo dia 23 de novembro, às 10 horas, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O lançamento da Revista da Rede ocorrerá na abertura do Seminário de Desenvolvimento Infantil “Cuidados e Proteção Integral na Primeira Infância”, como também durante as outras atividades da Semana do Bebê, realizada nos bairros de Ipioca, Jacintinho, Vergel, Bebedouro e Cidade Universitária.

O projeto Rede de Adolescentes é desenvolvido em Alagoas pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu em parceria com o Unicef, a Prefeitura Municipal de Maceió e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Como parte integrante da Plataforma dos Centros Urbanos, o projeto contribui para a construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo nas grandes cidades, visando reduzir as desigualdades que afetam a criança e o adolescente.

“Nossa revista apresenta os nove meses iniciais de trabalho junto a 150 jovens dos bairros com alto índice de vulnerabilidade social em Maceió. Esses adolescentes passaram por capacitações de competências para a vida e se engajaram como mobilizadores de outros jovens na defesa de uma cidade justa e sustentável”, afirmou Eduardo Normande, coordenador geral do Ceasb.

Plataforma dos Centros Urbanos – PCU

Devido aos indicadores de desigualdade, violência e baixa escolaridade, Maceió foi inseria, em 2013, no grupo de 8 cidades capitais do Brasil que participam da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef. A partir daquele ano, a Prefeitura Municipal de Maceió e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente se comprometeram a trabalhar conjuntamente pela melhoria da vida de crianças e adolescentes.

Através da PCU, o Unicef propõe que dentro de um ciclo de três anos sejam melhorados indicadores que evidenciam as desigualdades intraurbanas e sejam realizadas ações nas áreas mais vulneráveis.

Dentro desse contexto, o projeto “Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável” surge em setembro de 2014 com a missão de mobilizar e inserir os adolescentes nesse esforço de reduzir as desigualdades sociais em Maceió.

Serviço

Lançamento da Revista da Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável

Dia: 23 de novembro de 2015

Horário: 10 horas, durante a abertura do Seminário de Desenvolvimento Infantil “Cuidados e Proteção Integral na Primeira Infância”.

Local: Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, Jaraguá.

Tags: