Secretaria de Saúde capacita novos agentes de endemias de Marechal Deodoro
Conteúdo publicado por Divulgação em: 07/04/2017 às 6:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Izabelle Targino

Grupo foi selecionado no Processo Seletivo Simplificado realizado pela Prefeitura de Marechal Deodoro

A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os novos agentes de endemias de Marechal Deodoro, contratados após serem selecionados no Processo Seletivo do município. A capacitação teve início nessa segunda-feira (03) e segue até a próxima terça-feira (11).

As aulas, ministradas por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo realizadas no auditório do IFAL. Durante toda esta semana, os novos agentes estão recebendo os ensinamentos da parte teórica sobre o trabalho que irão desempenha no município, a exemplo do combate à dengue, orientação de prevenção e tratamento de doenças infecciosas, entre outras coisas.

A parte teórica segue até esta sexta-feira (05). Já na próxima segunda e terça-feira, 10 e 11 e abril, inicia a parte prática da capacitação. Os novos agentes irão realizar visitas domiciliares sob a supervisão dos instrutores.

Como os agentes estão chegando agora, é uma praxe que eles passem por esta capacitação para que possam entender qual a função e de que forma vai ser realizado o trabalho no município. Então nós acionamos a Sesau que é quem ministra a capacitação“, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, Maria Augusta Sarmento Cardoso.

O que faz o Agente de Endemias?

O Agente de Endemias é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família. O trabalho consiste em realizar vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária.