Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção à Tuberculose em Jequiá da Praia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 15/04/2015 às 13:36h.
Compartilhe com mais pessoas

Busca ativa e coleta de amostra de escarro foram realizadas; secretaria espera resultado dos exames

ASCOM – Pref. Jequiá da Praia

A Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia aguarda o resultado da baciloscopia do escarro coletado durante a campanha de prevenção contra a tuberculose no município.

Durante todo o mês de março, agentes de saúde percorreram várias regiões do município fazendo uma busca ativa dos possíveis infectados pela tuberculose e coletaram amostras do escarro.

Nossos agentes percorreram os povoados, principalmente as regiões onde nós já fazemos o acompanhamento de pacientes com tuberculose, e recolheram amostras dos escarros de pessoas com problemas respiratórios e de todos os seus familiares. As amostras recolhidas foram enviadas para o laboratório e estamos aguardando os resultados”, explicou Jéssica Nazário, Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia.

Após os resultados das análises, os pacientes que forem constatados com tuberculose irão iniciar imediatamente o tratamento, que é completamente gratuito.

Além das coletas, equipes de agentes de saúde também ministraram palestras educativas sobre a doença, os sintomas e o tratamento, realizadas no Conjunto Jorge Castro, em Jequiá da Praia.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, transmitida pelo o Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch que afeta prioritariamente o pulmão. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, entre outros.

Os principais sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Nós orientamos que as pessoas que apresentarem qualquer um destes sintomas, procurem a Unidade de Saúde mais próxima de casa e peça ao médico que solicite o exame. A tuberculose tem cura, mas também pode matar. O tratamento é longo e completamente gratuito“, orientou a diretora de Vigilância em Saúde de Jequiá da Praia, Jéssica Nazário.