Secretaria Municipal de Educação assina Termo de Acordo de Cooperação Técnica com a Guarda Municipal Escolar
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/03/2017 às 21:56h.
Compartilhe com mais pessoas

A Sec. de Educação Municipal Profª Karla de Oliveira Duarte e o Sec. de Municipal de Segurança Urbana Walmore Jatobá Tenório assinaram na tarde desta terça (28), em reunião de caráter administrativo na Secretaria Municipal de Educação, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica da Guarda Civil Municipal Grupamento Escolar.

O objetivo do acordo é de proporcionar meios a garantir a segurança Pública a todos que ocupam as dependências das instituições de ensino municipal, como escolas, creches e demais setores que desenvolvam e praticam o processo de ensino aprendizagem, desde os auxiliares, os alunos, os educadores, os corpos técnicos: pedagógico e administrativo, até aos pais desses alunos.

Nós estaremos prontos a inibir a ação de arruaceiros por conta justamente da falta de segurança que havia e que hoje não queremos mais essa falta de segurança, nem para os alunos nem para os servidores municipais da educação e também para os pais de alunos; e principalmente eliminar a ação de aviõezinhos que ficam rodeando as escolas e, também manter a ordem e a preservação do patrimônio público. Porque ação da GCM Grupamento Escolar estará de imediato agindo em escolas que consideramos com mais riscos vulneráveis a ações de violência urbana escolar que outras, e as demais a ação será por chamado” disse o Sec. Walmore.

Perguntado sobre como estaria esse projeto da GCM Escolar, em seis meses, para dá respostas a sociedade, o Secretário de Segurança Urbana Walmore Explicou: “Esse trabalho da GCM Escolar será de grande valia para o sistema educacional em si, como também para a sociedade, por que nós realizaremos a cada três meses questionários de satisfação e veremos como estamos desempenhando (acertos e erros) o nosso trabalho e qual a resposta e aceitação da sociedade miguelense, com esses dados nas mãos, com certeza, iremos publicar como está a ação da GCM Escolar”.

Nós, da educação municipal, vemos também que essa forma de cooperação técnica da GCM grupamento escolar vai auxiliar-nos, também, na prevenção contra a depredação dos bens públicos, como cadeiras, mesas, quadros e até mesmo os ônibus dentre outros, que são danificados constantemente por alunos”, falou a Sec. Karla.

A Secretaria de Educação também ver que essa parceria vai apontar no futuro gráficos com baixos níveis de violência urbana dentro das escolas e em seus entornos, tendo por consequência para o sistema educacional baixo índice de reprovação e evasão escolar, isso porque a população escolar irá se sentir mais segura com a presença da GCM Escolar. Enfatizamos que o caso é um pouco de caráter de urgência, porque foi investido aproximadamente R$ 30.000,00 na reforma dos ônibus escolares municipais, e alguns deles já teve seu estofados danificados e também a pintura e outros. Sabemos que é da incumbência desta Secretaria a manutenção desse e outros bens agregados”. disse a Secretária de Educação Karla.

A Secretaria irá fazer cadastro sistemático dos alunos que fazem uso do transporte escolar nos três turnos. Esse cadastramento acontecerá no mês de abril, e assim só passará a ter uso do transporte realmente alunos devidamente cadastrados, essa será também uma das ferramentas que usaremos para inibir ações de depredação e mal comportamento de alguns alunos” completou.

Esse trabalho não é de exclusividade da Sec. de Educação e da Sec. de Segurança Urbana, nós também iremos contar com total apoio do Conselho Tutelar que irá nos dá esse suporte, inclusive no dia 31 de maio, estaremos fazendo audiência pública com a sociedade miguelense para tratarmos de assuntos a respeito de dados educacionais do município como também a criação de políticas públicas para combater a evasão de alunos nas escolas, a depredação do patrimônio e outros temas que entrarão em pauta” concluiu a Sec. Karla.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”1967″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”100″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show as slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]