Secult firma convênio de apoio à Festa Literária de Marechal Deodoro
Conteúdo publicado por Divulgação em: 22/10/2015 às 11:09h.
Compartilhe com mais pessoas

Termo de Compromisso foi assinado nessa terça-feira (20), em evento realizado no Memorial à República

Com: Daniel Borges e Teresa Machado

A Flimar também fomenta a economia alagoana com a vinda de turistas e participantes do evento, mostrando aos visitantes as potencialidades naturais e o acervo multicolorido dos folguedos do Estado.

Anualmente, o município de Marechal Deodoro é palco de um dos eventos literários de maior expressão na região Nordeste, a  Festa Literária de Marechal Deodoro [FLIMAR], que completa seis anos de existência e homenageia os artistas Jorge de Lima e Nando Cordel.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro em parceria com a Associação Cultural Alagoa do Sul e com patrocínio da Braskem, Petrobras e Sebrae, este ano o evento recebe pela primeira vez o aporte financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Para consolidar o apoio, na noite da última terça-feira (20), em evento realizado no Memorial à República, no Jaraguá, foi assinado o Convênio de Apoio ao evento.

“É com muita satisfação que assino o Convênio de Apoio para a realização da VI FLIMAR. Esta é a primeira vez que o Governo de Alagoas participa como apoiador nesta importante Feira Literária, já reconhecida nacionalmente. Parabenizo ao multifacetado Carlito Lima, pelo incansável trabalho à frente da cultura deodorense, e ao prefeito Cristiano Matheus por acreditar no potencial do nosso Estado em sediar este evento grandioso”, disse a secretária.

O curador do evento, Carlito Lima, apresentou a programação da VI FLIMAR. “A Festa Literária evoluiu muito nos últimos anos, e agora com o apoio do Governo tenho certeza que iremos avançar ainda mais. Será um momento de aprendizado e também de compartilhar as experiências. Nossa missão é incentivar a leitura”, afirmou Carlito.

VI Flimar

A Flimar tem se consolidado como um importante evento do calendário alagoano, principalmente, pelo incentivo à prática cultural e educacional, tendo se transformado num projeto de continuidade e consolidação de uma política de incentivo à leitura em suas mais variadas formas – poesia, conto, romance, crônica, cordel – envolvendo a comunidade discente e acadêmica num mesmo espaço de múltiplo aprendizado.

Exposições artísticas, palestras, debates, lançamento de obras de diversos autores locais e nacionais estão na vasta programação  que compõe a edição deste ano.

A Flimar também fomenta a economia alagoana com a vinda de turistas e participantes do evento, mostrando aos visitantes as potencialidades naturais e o acervo multicolorido dos folguedos do Estado.