Todos os “Chicos” em defesa do rio: Penedo faz manifestação em defesa do Velho Chico
Conteúdo publicado por Divulgação em: 03/06/2015 às 20:37h.
Compartilhe com mais pessoas

Assessoria de Comunicação

A população de Penedo (AL) ocupou as ruas do município, nesta quarta-feira (3.06), desde o início da manhã, para participar do Dia Nacional em Defesa do São Francisco. Estudantes, profissionais, moradores, autoridades demonstraram com uma grande manifestação seu desejo em defender o Velho Chico, que sofre com a degradação e, esta semana, viu seu nível ser ainda mais reduzido em vista de o setor elétrico ter solicitado a redução da vazão para 950 metros cúbicos por segundo.

A programação começou com uma saudação toda especial. A própria natureza se manifestou, com uma chuva intensa, por diversos momentos da caminhada, mas que não dispersou a multidão. “Essa chuva nos faz uma grande homenagem”, afirmou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, no rápido discurso na Praça Clementino do Monte, no centro da cidade, onde ocorreu a concentração.

Ainda no momento da concentração, o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PSDB), lembrou sua posição sempre contrária às obras de transposição das águas do São Francisco. “Hoje está provada que a transposição foi altamente prejudicial à sobrevivência do rio”, disse. A promotora da área de Meio Ambiente do Ministério Público de Alagoas (MPE), Lavínia Fragoso, informou que o problema do Velho Chico motivou uma reunião, durante a manhã, em Brasília (DF), na qual o Ibama discutiu com técnicos do Ministério do Meio Ambiente as possíveis saídas para dissipar a mancha provocada por microalgas na região do município alagoano de Delmiro Gouveia.

Após os curtos pronunciamentos, a população saiu pelas ruas, em caminhada, até a margem do rio. Estudantes empunhavam cartazes, com palavras de conscientização pela preservação e revitalização do manancial. Ao final, as pessoas acompanharam a execução do Hino Nacional, feita pelo secretário de Governo, da prefeitura de Penedo e membro da Academia de Letras do Município, Bruno Marques, na margem do Velho Chico.

________________________________________________________________

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.