Vettel vence em Suzuka, mas Alonso chega em 4º e adia o tetra do alemão
Conteúdo publicado por Divulgação em: 13/10/2013 às 9:48h.
Compartilhe com mais pessoas

Gazetaweb

Após cair para terceiro na largada, piloto da RBR reage e fatura GP do Japão

Sebastian Vettel tinha a chance de assegurar o tetracampeonato de forma antecipada no GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2013 da Fórmula 1. E ele bem que fez sua parte. Após uma largada ruim, onde caiu de segundo para terceiro e ainda tocou de leve em Lewis Hamilton (Mercedes), o alemão da RBR reagiu. Deixou Mark Webber e Romain Grosjean (Lotus) para trás com uma estratégia certeira de pit stops, alcançando sua nona vitória no ano, a quinta consecutiva. Triunfo conquistado a base de paciência, bem diferente dos passeios das duas corridas anteriores. Porém, Fernando Alonso, que precisava chegar entre os oito primeiros para evitar a decisão do campeonato, fez o máximo que pôde com sua Ferrari e terminou a prova em quarto, adiando o grito de “é tetra” do alemão da RBR.
O título não veio em Suzuka, mas Vettel terá outra ótima chance para liquidar a fatura na próxima etapa, daqui a duas semanas, no dia 27 de outubro, no GP da Índia, com transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 7h30 (horário de Brasília). Ele soma 297 pontos contra 207 de Alonso. Em caso de vitória do espanhol, o alemão da RBR precisa apenas chegar em quinto para garantir o título. Se o piloto da Ferrari terminar em segundo, basta um oitavo lugar para Vettel levantar a taça. Qualquer outra combinação dá o tetra ao alemão.
Partindo da quinta posição, Felipe Massa estava em sexto quando teve suas esperanças de bom resultado frustradas ao ser punido com um drive-through (passagem direta pelo pit lane) por exceder o limite de velocidade nos boxes. Fora da briga pelas primeiras posições, ainda foi surpreendido por Jenson Button na última volta, perdendo a nona posição e fechando a zona de pontuação, em décimo.
Outro que também precisou pagar um drive-through foi Nico Rosberg, da Mercedes, oitavo colocado. A dupla das Flechas de Prata teve um dia para esquecer. Lewis Hamilton teve um pneu furado com o toque de Vettel logo na largada e abandonou pouco depois. Substituto de Massa na Ferrari em 2014, Kimi Raikkonen (Lotus) terminou em quinto. Em franca ascensão no campeonato, a equipe Sauber teve mais um desempenho expressivo: Nico Hulkenberg foi o sexto e o novato Esteban Gutiérrez marcou seus primeiros pontos na carreira ao chegar em sétimo. Um presentão para o fundador Peter Sauber, que completa 70 anos neste domingo.
Cerca de 1h30 antes da largada do GP do Japão deste domingo, pilotos e dirigentes prestaram um minuto de silêncio em tributo à Maria de Villota, que morreu na última sexta-feira em decorrência de lesões neurológicas sofridas em um gravíssimo acidente em 2012. Em um momento de emoção, pilotos, dirigentes e o presidente da FIA, Jean Todt, reuniram-se em uma garagem do paddock de Suzuka para prestar a homenagem. A ex-pilota de testes da Marussia foi encontrada morta em um hotel em Sevilha (Espanha), onde faria uma palestra. A cerimônia de pódio deste domingo também foi dedicada à memória da espanhola.
Grosjean pula para a ponta
Webber e Vettel largaram muito mal. Quem se aproveitou foi Grosjean, que fez uma ótima partida e pulou para a liderança. Hamilton também tracionou bem, mas quando superava as duas RBR, foi tocado levemente pelo bico do carro do alemão, o suficiente para furar o pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes, caindo para o fim do grid. Massa ganhou uma posição, do britânico, mas perdeu outra, para Rosberg, e seguiu em quinto. Começando em oitavo, Alonso ganhou duas colocações e subiu para sexto. No pelotão de trás, um forte acidente tirou Giedo van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia) da prova.
No início da prova, Grosjean conseguia se manter na ponta, seguido de perto por Webber. Enquanto isso, Vettel perguntava à equipe pelo rádio se o toque com Hamilton havia danificado sua asa dianteira. A RBR informou que não encontrou nenhum dano aparente e o piloto seguiu em frente. Um pouco mais atrás, Alonso tentava se aproximar de Massa.
Hamilton deixa a prova
Lewis Hamilton, que havia parado nos boxes para trocar o pneu furado, amargava a última posição. Para piorar, sua Mercedes parecia ter problemas de rendimento em decorrência do problema na primeira volta. Virando muito mais alto que o normal, o inglês decidiu recolher para a garagem no décimo giro e abandonou.
Pérez e Rosberg quase batem no pit
Segundo colocado, Webber fez seu primeiro pit stop da 12ª volta, assim como Massa e Raikkonen. O líder Grosjean foi para os boxes no giro seguinte e com isso, Vettel herdou a ponta. Após o fazer sua parada, o alemão retornou à terceira posição, atrás de Grosjean e Webber. A Ferrari fez um ótimo trabalho nos boxes com Massa e Alonso. Porém, a dupla acabou perdendo terreno para Hulkenberg, que havia parado mais cedo, na décima volta, e vinha voando com pneus novos. A rodada de pit stops quase foi marcada por uma batida nos boxes. Os mecânicos da Mercedes liberaram Rosberg sem verem a aproximação de Pérez e os dois pilotos por pouco não se chocaram. Por causa do incidente, o alemão foi punido com um drive-through.
Alonso ultrapassa Massa
Sem ainda ter feito sua parada, Daniel Ricciardo retinha um pelotão atrás de sua STR. Hulkenberg, Massa e Alonso buscavam incessantemente não perder muito tempo com o futuro piloto da RBR. Hulk conseguiu se livrar do australiano, enquanto Alonso primeiro fez a ultrapassagem sobre Massa para depois deixar o australiano para trás e subir para quinto.
Em sexto, Massa cometeu um pequeno deslize, passou com duas rodas sobre a terra e perdeu tempo. Gutiérrez, que vinha mais atrás, colou no brasileiro e tentou dar o bote, mas o ferrarista conseguiu se defender. Raikkonen se aproveitou da briga, fez valer sua experiência e tomou a posição do novato mexicano. Com 25 voltas completadas, os dez primeiros colocados eram: Grosjean, Webber, Vettel, Hulkenberg, Alonso, Massa, Raikkonen, Gutiérrez, Pérez e Rosberg.
Massa é punido com drive-trhough
Webber decidiu foi cedo para sua segunda parada nos boxes: na volta 26. Vettel assumiu a segunda posição e começou a descontar a diferença para Grosjean. O francês fez sua parada no 30º giro e acabou voltando atrás do australiano da RBR. Nesse momento, o alemão assumiu provisoriamente a liderança. Felipe Massa, que vinha em sexto, foi punido por exceder o limite de velocidade nos boxes em seu segundo pit stop e teve que pagar um drive-trhough, caindo para 11º.
Na 36ª volta, Vettel finalmente parou nos boxes e retornou um pouco atrás de Grosjean. Webber era o líder. A expectativa da corrida passou a ser se Webber e Grosjean ainda precisariam ter que fazer mais um pit stop ou tentariam se manter na pista e segurar o alemão.
Vettel assume a liderança
Decidido a vencer a prova, Vettel partiu para cima de Grosjean em busca do segundo lugar. A ultrapassagem veio a 13 voltas do fim, com uma bela manobra na curva 1. Na volta 42, Webber, já com pneus desgastados, confirmou a estratégia de três paradas e foi para os boxes. Com isso, o alemão assumiu a ponta. Na liderança, o sonho do tetra antecipado em Suzuka passou a ser possível. Mas para isso, Alonso, que vinha em quinto, não poderia chegar entre os oito primeiros, o que parecia ser difícil de acontecer.
Webber supera Grosjean
Terceiro colocado, mas agora com pneus macios e novos, Webber tirava dois segundos por volta de Grosjean, colando rapidamente no francês. Nesse momento, Alonso passava Hulk para assumir o quarto lugar, e Rosberg deixava Massa para atrás e subia para oitavo. Webber pretendia se livrar rapidamente de Grosjean e partir para cima de Vettel em busca da vitória. Entretanto, o francês fez jogo duro e o australiano levou três voltas para conseguir a ultrapassagem.
A essa altura, não dava mais tempo para alcançar Vetel. O alemão administrou a diferença nas voltas finais e recebeu a bandeira quadriculada com sete segundos de vantagem. Webber e Grosjean completaram o pódio. Alonso chegou em quarto, seguido de perto por Raikkonen e Hulkenberg. Gutiérrez terminou em oitavo, enquanto Massa acabou sendo superado por Button na volta final e terminou em décimo.

Tags: