O Fórum Nacional de Educação (FNE) está mobilizando nacionalmente os estados e municípios para contribuírem com a formulação do Plano Nacional de Educação por meio das conferencias municipais, regionais e estaduais em preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE a acontecer em Brasília, nos dias 28 a 30 de janeiro de 2024.
Em Preparação a este momento o Fórum Permanente da Educação do Estado de Alagoas (FEPEAL) realizou nos dias 07 e 08 de dezembro de 2023 a Conferencia Estadual de Educação de Alagoas (CONEAL) para discutir o documento base através dos eixos e eleger seus delegados para a etapa nacional. A grande preocupação das instituições de educação profissional do estado de Alagoas é a representatividade do segmento a nível nacional.
A pertinente preocupação dos profissionais e instituições ligadas a Educação Profissional se deve ao fato da CONEAL ter realizado a eleição de três delegados da EPT e, após a realização da conferência, em uma reunião fechada do conselho gestor, não reconheceram a eleição legitima destes representantes.
Cabe observar que o regimento geral da conferencia confere a possibilidade de participação de Delegados/as por setores, indicados por suas entidades estaduais, com direito à voz e voto nas plenárias deliberativas da Conferência. A condição destes delegados serem eleitos para a etapa nacional é participar das discussões e colocar sua candidatura para escolha dos delegados presentes.
O delegado na etapa estadual, Thiago Bicalho, Gestor de EPT Privada e Comunitária relata que “a conferência foi um momento rico de discussões e trocas para a EPT e fomos pegos de surpresa com o não reconhecimento da representação da Educação Profissional. Isso levará a prejuízos para o estado e para a federação”.
A educação profissional está presente no estado de Alagoas por meio da oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional, cursos técnicos e cursos de aprendizagem. A oferta é feita por centros de formação técnica e instituições renomadas como o SENAI e SENAC que trabalham a anos com a formação de diversos alunos em todo o estado.
Espera-se que os delegados do segmento da educação profissional sejam reconhecidos e representem as ideias na Conferência Nacional de Educação, não ocasionando um apagamento deste setor em todo o estado de Alagoas.