[singlepic id=13215 w=320 h=240 mode=watermark float=right]Uma das maiores festa de época do estado de Alagoas tinha um forte slogan que dizia: “São João é São Miguel”. Essa festa que foi iniciada na gestão de Francisco Hélio tomou grandes proporções no calendário de festividades alusivas aos santos: Antônio, João e Pedro em todo o estado alagoano, onde se tornou uma tradição na região da zona da mata, agreste e litoral sul.
Milhares de pessoas vinham para São Miguel nesse período para se divertirem, e com este grande volume de pessoas transitando na cidade durante 18 dias de agenda cultural, o movimento econômico crescia satisfatoriamente na cidade deixando os comerciantes, tanto ambulantes como lojistas satisfeitos e contentes com a boa ideia do prefeito da época. Essa tradição foi passada de administração em administração até a atual gestão, que por despreparo e boa vontade em deixar os munícipes alegres e satisfeitos fez do “São João é São Miguel” em “Projeto arraia do povo”.
[singlepic id=13219 w=320 h=240 mode=watermark float=left]A ideia não foi feliz e não aumentou em nada a movimentação de pessoas na cidade o que refletiria no significativo crescimento econômico. O calendário junino de 2013 foi totalmente atípico de todas as épocas e de todas as cidades que mantém a sua tradição junina. A gestão municipal mudou a festa tradicional do São João da famosa praça de evento para um espaço inadequado em frente ao estádio de futebol Manoel Ferreira de Amorim, o Ferreirão, suprimindo assim a visibilidade dos que passavam pela BR-101 para tão somente ficar visível aos moradores da parte alta de São Miguel.
O local onde foi realizada a agenda cultural não tinha uma estrutura digna de receber visitantes de nenhuma parte do estado, gerando desconforto para os moradores miguelenses, ao que diziam: “Isso é uma vergonha”, como a administração faz uma coisa dessas?
Abaixo você verá como era a tradição em tempos, não tão distante, do que era o “São João é São Miguel” e que vergonhosamente se tornou “Projeto arraia do povo”.
antes:
[nggallery id=1250]
depois:
[nggallery id=1251]