Agências bancárias de AL vão amanhecer fechadas nesta quinta
Conteúdo publicado por Divulgação em: 18/09/2013 às 14:44h.
Compartilhe com mais pessoas

Bancários iniciam paralisação por melhores salários e condições de trabalho

Gazetaweb

As cerca de 200 agências bancárias de Alagoas vão amanhecer fechadas nesta quinta-feira (19), quando será iniciada a greve, por tempo indeterminado, deflagrada pelos trabalhadores do setor. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Alagoas, os atendimentos em todas as agências do Estado – públicas e privadas – serão suspensos e apenas os terminais de autoatendimento estarão em funcionamento.

A categoria reivindica, entre outas coisas, um reajuste salarial de 11,93% – que representa um percentual 5% maior que a inflação -, auxílio-alimentação, refeição, 13º cesta e auxílio creche/babá no valor de R$ 678 ao mês, além de melhoria das condições de trabalho, o fim das demissões e mais contratações.

“Todos os serviços serão interrompidos a partir desta quinta-feira e só os caixas eletrônicos vão funcionar”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários, Jairo França, ressaltando que poderá faltar dinheiro nos caixas eletrônicos situados nas agências bancárias no decorrer da greve.

“O reabastecimento dos caixas eletrônicos das agências é feito pelos próprios bancários e pode faltar dinheiro nos terminais a depender do tempo de duração da paralisação”, disse o representante da categoria.

A negociação com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já foi iniciada e três tentativas de acordo foram feitas, mas sem sucesso. Segundo Jairo, até agora, os banqueiros só ofereceram um reajuste salarial referente à variação da inflação, o que não foi aceito pelos trabalhadores.

A mobilização dos bancários é nacional. No ano passado, a greve dos bancários durou 15 dias.

 

Tags: