O Sindicato dos Bancários em Alagoas confirmou nesta terça-feira, dia 24, uma semana após a deflagração da greve da categoria, que as agências dos bancos Itaú, Bradesco e HSBC instaladas no Estado foram reabertas após a justiça conceder interdito proibitório aos banqueiros.
Quanto aos bancos oficiais e demais instituições, o diretor do Sindbancários, Cícero Mateus, avaliou que a mobilização continua ‘forte’.
Ontem, de acordo com dados fornecidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (COntraf), 9.386 agências bancárias foram fechadas em todo o país. De acordo com dados do Banco Central, há 21.713 agências bancárias no país, ou seja, 43% das agências ficaram com as portas fechadas nesta segunda.
O sindicato lamentou a decisão judicial e disse ter formalizado nova denúncia na Delegacia Regional do Trabalho, uma vez que o sindicato foi informado que os servidores estão trabalhando após o expediente bancário. “Querem tirar o direito de greve dos bancários, mas a mobilização continua forte”, avaliou.
Nesta terça, às 16h, o comando nacional de greve volta a sentar com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para nova rodada de negociações. A Fenaban ofereceu 6% de reajuste salarial. A nova proposta deverá ser avaliada em assembleias realizadas em todo o país nesta quarta, dia 26.
FONTE: AL24HORAS