Olá amigos e amigas!
Palavras de um Pediatra dessa semana vai abordar um tema muito importante e curioso para os familiares das crianças. Enurese Noturna, a criança que faz xixi na cama.
Enurese Noturna é a eliminação involuntária de urina durante o sono por mais de uma vez ao mês, ocorre em crianças a partir de 5 anos de idade. Sua prevalência é mais no sexo masculino. A Enurese Noturna já foi considerada como distúrbio do sono. Hoje se sabe que não existe relação da mesma com as fases do sono.
Orientações Importantes
É pesquisar os distúrbios emocionais da criança e problemas familiares, o Pediatra deve entrevistar a criança diretamente para conhecê-la não só através dos pais. Exame físico deve incluir a micção da criança, exame neurológico e pressão arterial. Exames complementares como sumário de urina e urocultura, existindo alteração dos mesmos indaca-se ultrassom das vias urinárias uretrografia miccional.
Dicas importantes para os pais
Aumentar a ingestão de líquidos durante o dia, mas restringível após o jantar, exercício de adiar o ato de urinar, exercício de interrupção do jato no meio da micção, urinar antes de dormir. A criança deve dormir com calção grosso, não de frauda, a cama deve ser protegida com plástico ou com toalha seca.
Responsabilidade dos pais
Acordar a criança a noite para urinar, ajudar a criança a mentalizar a necessidade de se levantar para ir ao banheiro.
Despertar a criança
Usar um despertador sob a responsabilidade da criança, evitar repressões, caçoadas, punições. Fazer elogios a criança nas noites secas, mais importante do que alguns medicamentos que são utilizados para evitar que a criança urine a noite, durante o sono é o apoio psicológico.