Bacia Leiteira e Sertão participam da Conferência Intermunicipal de Cultura.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 27/03/2012 às 7:30h.
Compartilhe com mais pessoas


Por Valéria Guimarães

Município de Jacaré dos Homens sediou na última sexta-feira, (23) a Conferência Intermunicipal de Cultura da Bacia Leiteira e Sertão. Cerca de 100 participantes, entre gestores de cultura das duas regiões e a população local que discutiram sobre as ações culturais para àquelas regiões e que serão apresentadas na III Conferência Estadual de Cultura que acontecerá em maio.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, do  prefeito de Jacaré dos Homens, José Ernesto Júnior e dos gestores dos municípios de Canapi, Poço das trincheiras, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Inhapi, Batalha e demais municípios.

O prefeito José Ernesto deu as boas vindas ao secretário e equipe da Secult e agradeceu a presença dos representantes das regiões. ”A realização deste encontro é uma forma de valorizar nossa cultura”, salientou.

Viégas destacou a participação dos municípios na conferência. “É necessária a união dos gestores culturais para levar as propostas discutidas à Conferência Estadual para a construção do Sistema Alagoano de Cultura”, afirmou.

Na ocasião o prefeito do município sede homenageou o mestre artesão, Agostinho Inácio, pela passagem do dia do artesão, além dele, também participaram do evento, o grupo de flautistas, do Projeto Flauta Doce, do maestro Everaldo Damacena, do município de Batalha e a mestra do folguedo popular “Chaleirinha” do município de Pão de Açúcar, Lindaura Alves, mais conhecida como Dona Dadá.

Viégas destacou a participação dos municípios na conferência. “É necessária a união dos gestores culturais para levar as propostas discutidas à Conferência Estadual quando será construido do Sistema Alagoano de Cultura”, afirmou.

Foram discutidos entre as regiões participantes, os cinco eixos que norteiam as ações para o setor; Fortalecer a função do Estado na institucionalização das políticas públicas culturais, reconhecer e valorizar a diversidade, universalizar o acesso dos alagoanos à arte e à cultura e ampliara participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico.

Assessoria de Comunicação – Secult