[singlepic id=238 w=320 h=240 float=left]Após 16 dias de greve nacional, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retoma as negociações com o Comando Nacional dos Bancários nesta quinta-feira (13), às 16 horas, em São Paulo.
Depois da reunião com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários retomará as negociações com as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, para discutir as pautas específicas dos funcionários das duas empresas. Já no Banco do Nordeste (BNB), as negociações serão retomadas amanhã (14), em Fortaleza (CE).
Em Alagoas, a greve dos bancários tem adesão de 87% de agências, segundo sindicato da categoria. Em Maceió, o movimento chegou a 100% na terça-feira (11), quando duas agências de bancos privados também fecharam.
“Após as negociações, o Comando Nacional dos Bancários irá se reunir para avaliar os resultados e passar novas orientações à categoria”, disse Jairo França, presidente do sindicato.
A greve nacional dos bancários, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada no dia 27 de setembro, depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban na quinta rodada de negociações, o que significa apenas 0,56% de aumento real.
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.
Fonte: Portal Tudo na Hora