Por: Roberto Miranda – Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo
A Praça Barão de Penedo repleta de representantes de diversos segmentos da sociedade e tomada por alunos, assim foi o cenário da abertura solene das comemorações pela Independência do Brasil.
O local que abriga à sede do Executivo e também do Legislativo, e a Catedral Diocesana, tem um forte apelo simbólico, um dos locais de luta do povo penedense pela sua liberdade. Aqui, a união de forças fez ruir o Forte do conde holandês Maurício de Nassau.
Os pavilhões desta terça-feira (1º), foram hasteados pelo capitão-tenente da Agência da Capitânia dos Portos do Estado de Alagoas em Penedo, Rafael Velasques, bandeira do Brasil. O chefe de Instrução do Tiro de Guerra, o subtenente do Exército, Eduardo Bremenkamp, içou a de Alagoas. Ficando com a bandeira de Penedo, o sargento e penedense, Josenilton, lotado no 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM).
Orador do primeiro dia, o secretário de Educação de Penedo, Luciano Lucena, lembrou a importância da data, que representa a força de uma nação. “Esta data deve ser lembrada sempre. Independente do mês de setembro. O patriotismo deve ser levado no peito nos 356 dias. E os nossos alunos, possuem um grande papel em continuar lutando pelo Brasil e pelas conquistas”, disse Lucena.
A solenidade contou com a presença de alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, com as escolas Costa Mangabeira, Gabino Besouro, Imaculada Conceição, Josef Bergmam e Barão de Penedo. Sendo a banda convidada, a da Sociedade Musical Penedense, que encerrou o primeiro dia de comemorações tocando o Hino do Tricentenário de Penedo.
Militares do Corpo de Bombeiros representaram as forças de Alagoas. E do Exército e Marinha do Brasil, as Armas que defendem o País. As festividades na Praça Barão de Penedo seguem até a próxima sexta-feira (04).
PROGRAMAÇÃO
2º dia de setembro
Orador: Aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Penedo;
Militares: Bombeiros, PM, Exército e Marinha;
Escolas: Ifal, Manoel Soares de Melo, Estadual e Diocesano de Penedo;
Banda: Ifal;
3º dia de setembro
Orador: Professor Genival Ferreira;
Militares: Bombeiros, PM, Exército e Marinha;
Escolas: Coopepe, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia e Alcides Andrade.
Banda: Fênix;
4º dia de setembro
Orador: Prefeito de Penedo Marcius Beltrão Siqueira;
Militares: Bombeiros, PM, Exército e Marinha;
Escolas: Sagrado Coração de Jesus, Teotônio Ribeiro, Glória Tavares, Deraldo Campos, Nossa Senhora Auxiliadora e Ernani Mero;
Banda: Monte Pio dos Artistas.