Assessoria de Comunicação
Começa nesta quinta-feira (15.10) a segunda etapa das consultas públicas previstas no processo de atualização do Plano Decenal de Recursos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. As atividades serão divididas, nos meses de outubro e novembro, entre as quatro regiões fisiográficas do São Francisco (Alto, Médio, Submédio e Baixo). A primeira consulta acontece no município alagoano de Pão de Açúcar, no auditório da Faculdade São Vicente (Fasvipa), das 14h às 18h.
O Plano de Bacia está sendo planejado para o decênio 2016/2025 pela empresa Nemus Consultoria, contratada através de licitação pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A empresa também tem a responsabilidade da mobilização social para assegurar a presença da comunidade nos encontros previstos.
O Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco traça as diretrizes de aproveitamento da água na bacia, além de oferecer subsídios para uma gestão racional e integrada em vários aspectos relacionados com a sustentabilidade do rio São Francisco.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.