Manter bons hábitos e fugir de dietas malucas estão entre as recomendações
Andrea Miramontes, do R7
Não basta força de vontade para perder os quilos que incomodam. É preciso igual empenho para manter a conquista depois de um regime e uma rotina puxada na academia. Segundo especialistas em nutrição e medicina, a dieta tem de servir para mudar a forma de pensar na alimentação.
[singlepic id=3394 w=320 h=240 mode=watermark float=left]A endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do núcleo de obesidade e transtorno alimentar do Hospital Sírio Libanês, explica que os hábitos durante a dieta devem ser mantidos, como não comer fora de hora.
– Se a pessoa voltar a alimentar-se como antes, vai engordar. Mas é claro que ela terá um descanso, como a permissão de consumir um chocolate eventualmente.
A importância de manter a silhueta e evitar o efeito sanfona, expressão usada quando uma pessoa engorda e emagrece sucessivamente, vai além da preocupação estética.
O médico Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), acrescenta que instabilidade no peso prejudica o organismo.
– O efeito sanfona provoca um choque metabólico. E mudanças hormonais que fazem mal à saúde. E quanto mais o peso variar, pior será para o organismo.
Outra dica é fugir de dietas muito restritivas, que podem até ajudar na perda rápida de peso, mas que são impossíveis de manter.
Para a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), quem emagrece com dietas malucas pode vir a ganhar mais peso do que tinha.
– Ninguém aguenta tomar só sopa a vida inteira, por exemplo. O emagrecimento não acontece de forma saudável, pois há a perda de musculatura. E, quando essa pessoa voltar a comer, fatalmente vai engordar
A especialista lembra ainda que é preciso seguir as orientações de um profissional e nunca abusar de alimentos diet e light.
– As quantidades de gorduras e calorias desses alimentos nem sempre são vantajosas. Enganam muito.
FONTE: www.r7.com