Com: Fábio Lopes (jornalista)
Uma partida fenomenal e considerada espetacular. Assim, o Arapiraca ASA Rugby Club venceu o melhor time da Bahia, o Orixás, por 12 a 6, pelo Campeonato Nordestino de Rugby, e conquistou a vaga na semifinal da competição, dentro de casa.
O palco do confronto masculino aconteceu na manhã deste sábado (18), no campo do Clube do Servidor Arapiraquense, às margens da AL-110.
No primeiro tempo da partida a equipe arapiraquense estava perdendo por 3 a 0. Mas, com o espírito de vitória pela conquista do campeonato da etapa alagoana do Circuito Nordestino de Rugby Sevens o ASA Rugby manteve o foco e partiu pra cima do Orixás, no corpo a corpo e no combate técnico.
A disputa foi intermediada pelo árbitro uruguaio Fernando Alvarez, que atua no estado de Sergipe e detém experiência na prática do Rugby, esporte secular, porém, ainda recente por aqui.
Os jogadores das duas equipes jogaram duro e alguns deles se machucaram. Durante a partida alguns reclamaram dos erros do árbitro, no entanto colaram pragmaticamente no juiz, que sempre decidia os lances.
Um dos jogadores do Orixás, em uma jogada que tirou da partida um jogador do ASA Rugby, levou cartão vermelho e foi expulso do jogo.
A decisão do placar de 12 a 6 ficou por conta do capitão do time arapiraquense Ítalo Lisboa, que fez dois pontos a mais acertando a bola aérea entre duas traves e mostrando porque ele veste a camisa número 10.
“Foi uma jogada espetacular e conseguimos a vitória“, disse ele que foi intensamente aplaudido pela torcida organizada e exaltado pelos companheiros da equipe.
Atuação épica
Esta foi a definição do técnico do Arapiraca ASA Rugby, Bruno Lima, com a vitória sobre o Orixás da Bahia. Segundo ele, a equipe arapiraquense conseguiu vencer um dos três melhores times do Nordeste e o melhor do estado baiano.
“Fomos derrotados por eles lá, mas viemos para este jogo com a vitória na cabeça. Cada um aqui deu mais de cem por cento e vencemos com um jogador machucado e conseguimos virar de 3 a 0 para 12 a 6. Isso, para nós, é demais“, exaltou Bruno Lima.
Ele agradeceu, depois da partida, o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e de todos os patrocinadores que acreditam no esporte e na seriedade da equipe arapiraquense.
O técnico do Orixás da Bahia, André Handoff, classificou o jogo de muito bom, elogiou os jogadores de Arapiraca e criticou a atuação do árbitro uruguaio.
“Foi uma partida sensacional. Estávamos vencendo por 3 a 0, mas não conseguimos avançar para terminarmos invictos nesta etapa e sofremos a derrota. Agora é levantar a cabeça e enfrentar o próximo adversário“, disse ele.
O árbitro Fernando Alvarez afirmou que é natural os jogadores ficarem insatisfeitos com algumas decisões tomadas pelo juiz durante o jogo, mas que ao final tudo termina bem.
“São jogadores recentes neste esporte, mas que têm um potencial para se tornarem bons profissionais. No Rugby, a experiência vem com o tempo e isso pode levar de 8 anos a 10 anos“, ensinou Alvarez.
O certo é que com pouca experiência e um esporte que vem ganhando cada vez mais atenção e torcedores, o Arapiraca ASA Rugby até agora nunca perdeu dentro de casa.