Desfile cívico-militar atrai milhares de pessoas a principal avenida de penedo e ao palanque oficial
Conteúdo publicado por Divulgação em: 09/09/2015 às 21:30h.
Compartilhe com mais pessoas

Roberto Miranda / Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo 

O desfile do Dia 7 de Setembro de 2015 na histórica Penedo foi um dos mais belos dos últimos anos. A principal avenida da cidade ficou tomada de gente. Homenagens ao prefeito Marcius Beltrão e duas bandas com trabalho social envolvendo crianças participaram do momento cívico.

Pontualmente às 15h, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, acompanhado dos representantes das Armas do Brasil, Marinha e Exército, dos comandantes da polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e, do representante da Igreja, passou a tropa em revista, para em seguida sair em carro aberto até o palanque oficial.

O momento cívico foi repleto de surpresas. Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia fizeram uma apresentação de ballet, ao se aproximar da Praça Marechal Deodoro. Outra surpresa foram os assistidos do Centro de Assistência Psicossocial de Penedo (Caps) Oceano Carleial. Os pacientes homenagearam Marcius Beltrão pela passagem de uma década de existência do CAPS.

“Este desfile foi um dos mais belos e emocionantes dos últimos anos. Ver os alunos da Escola Santa Luzia dançando ballet foi maravilhoso. O público presente aplaudiu de pé. Ainda teve a homenagem do CAPS. Todos os pacientes desfilando, mostrando que podem conviver em perfeita harmonia com a sociedade. Eles buscam atenção, ajuda, e aqui conseguem encontrar graças a competente equipe técnica da Saúde. Parabenizo aos que desfilaram e agradeço o empenho dos envolvidos na organização”, comemorou Marcius Beltrão, o sucesso de mais um desfile cívico.

Papel social

A música também possui um grande papel social e de transformação. Neste ano, desfilaram pela Avenida Getúlio Vargas, até o palanque oficial na Praça Marechal Deodoro, duas bandas que trabalham com o social. A banda do Monte Pio dos Artistas e a banda Rogério Marcus, de Boca da Mata.

A primeira, com mais de 10 anos, trabalha com crianças e jovens entre 8 e 18 anos. A escola de música atualmente funciona de forma gratuita com 50 alunos. A banda formada por jovens acompanhou o Exército Brasileiro. Já a banda de Boca de Mata, tricampeão alagoana e vice nacional, em concursos de banda de música, saiu em solo e veio para Penedo por convite da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A agremiação Rogério Marcus também possui um norte social, trabalha com crianças e jovens, ensinando o poder das notas musicais. Há 30 anos, a regência é do maestro John Valber Presley.

Em 2015, foram 21 instituições, entre as Forças do Brasil, de Alagoas e entidades da sociedade civil e organizada. Além das escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. “Tudo ocorreu bem. Durante pouco mais de 4hrs, o desfile seguiu normalmente, como planejado e organizado por nossa equipe. Acabaram as homenagens em Penedo pela passagem da Independência do Brasil em 2015. Agradeço aos envolvidos, parabenizo toda a equipe da Prefeitura de Penedo e todas as escolas da cidade e convidados. Acabou mais um ano, vamos agora começar os trabalhos já pensando em 2016”, concluiu o secretário de Educação de Penedo, Luciano Lucena.

Ordem do desfile:

Marinha; Banda Musical Penedense; Exército; Monte Pio dos Artistas; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; CAPS; Desbravadores; Banda Lions; Demolay; EMEB Santa Luzia; EMEB Hanna Bertholet; EMEB Paulo VI – Banda Fanfarra Correia Titara – Piaçabuçu; Banda Fanfarra Robério Marcus – Boca da Mata; Colégio Diocesano de Penedo; Sagrado Coração de Jesus; Nossa Senhora de Fátima; Ifal; Coopepe – Banda Fanfarra Fênix; Escola Estadual Alcides Andrade e Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto.