Conforme anunciamos, estaremos realizando uma série de entrevistas a políticos alagoanos e para iniciarmos, entrevistamos o Sr. Ednaldo Vitor dos Santos, que, é presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e da ADEFSMIC (Associação de Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos), trabalha no Ministério Público, casado, Miguelense, 35 anos.
Ednaldo já foi filiado ao Prona e ao PPS. Em 2004 disputou a eleição como candidato a vereador e obteve 406 votos e em 2008 novamente concorrendo à eleição de vereador obteve 418 votos.
alnoticias – Quem é Ednaldo Vitor?
[singlepic id=3770 w=320 h=240 float=left]Ednaldo – Amigo, companheiro, pai e cidadão que participa do desenvolvimento de sua comunidade, acreditando que com muito trabalho e empenho é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária.
alnoticias – Qual o seu grande sonho?
Ednaldo – Vivemos em uma sociedade que exclui, discrimina aqueles que não se enquadram nos seus padrões pré-estabelecidos. Neste contexto: os negros, pessoas com deficiência (PcD), ou orientação sexual diferente e religiosa. Não tem seus direitos devidamente garantidos. Sendo assim, eu sonho em ver uma sociedade mais compreensiva onde seus cidadãos saibam conviver com todas essas diferenças.
alnoticias – Você trabalha no Ministério Público, é presidente do CMDCA e da ADEFSMIC, Como conciliar ainda com família e política?
Ednaldo – Mesmo tendo consciência de minhas limitações, fui agraciado em ter do meu lado uma equipe que compartilham dos mesmos ideais que os meus, sendo assim, tenho a possibilidade de executar minhas atribuições nestes segmentos, satisfatoriamente. No contexto familiar eu conto com a ajuda incondicional de uma grande mulher, minha esposa, que com seu apoio e compreensão me auxilia na formação de uma família estruturada.
alnoticias – Quais foram os grandes avanços da ADEFSMIC na sua gestão?
Ednaldo – Eu poderia enumerar varias conquistas como: ter um Centro de Reabilitação Física que não só para atender as Pessoas com Deficiência (PcD), mas toda a comunidade Miguelense que precisa desses serviços; a gratuidade nos ônibus da linha municipal; uma sala de informática para capacitar as Pessoas com Deficiência; um veiculo próprio para a entidade, melhorando os serviços prestados a esta comunidade. Entretanto, tenho como a maior conquista é ver esse grande número de Deficientes inseridos no mercado de trabalho, e sendo valorizados, independentemente de sua deficiência, e sim como pessoa.
alnoticias – Você concorreu há duas eleições, sendo muito bem votado, você é pré-candidato a vereador novamente?
Ednaldo – Eu quero aproveitar esse momento para agradecer as pessoas que durante esses anos tem depositado em mim sua confiança com seu voto. E mais uma vez colocarei o meu nome a disposição do partido para o lançamento de mais uma pré-candidatura.
alnoticias – Você coordenou a campanha da Rosinha da Adefal em São Miguel e obteve cerca de três mil votos, o que aconteceu que 2 anos antes você teve pouco mais de 400?
Ednaldo – Essa estatística (418 em 2008 e 3.000 em 2010) Demonstra a aceitação do trabalho realizado por nós. Fazendo-nos acreditar que ambas as campanhas foram bem sucedidas.
alnoticias – Por qual motivo você foi para o PHS?
Ednaldo – Por ter mim identificado com a Ideologia do partido, bem como as pessoas que compõem a Diretoria do mesmo e também seus filiados.
alnoticias – Se eleito, qual a sua bandeira de luta?
Ednaldo – Essa expressão “se eleito” dá entender que um determinado trabalho só será realizado se houver vitória nas urnas. Porém, no meu caso tenho lutado pelas garantias de direitos (crianças e adolescente, das Pessoas com Deficiência (PcD) e comunidade em geral) independentemente de resultado de urnas. Entretanto, entendo que ocupando uma cadeira no Legislativo Municipal, poderei ampliar as minhas ações com respeito a essas temáticas.
alnoticias – Você fala muito de acessibilidade, o que é isso?
Ednaldo – Segundo o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, acessibilidade está relacionada em fornecer condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
No mesmo documento, barreiras são definidas como qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação.
alnoticias – Como está o mandato da Rosinha da ADEFAL em Brasília?
Ednaldo – Rosinha tem se mostrado uma das deputada de Alagoas, mais atuante. Na Câmara Federal como: presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD); procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher; integrante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF); da Comissão Especial de Catástrofes Climáticas; da Frente Parlamentar em Defesa do Fundo do Pré-Sal; subcomissão para acompanhar Comissão da Verdade; da Comissão Especial da Lei Geral da Copa.
Atualmente é a coordenadora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), presidente do Fórum Alagoas Inclusiva (Forum ALIn) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC). E estamos sempre em contato, no sentido de que ela viabilize projetos para nossa cidade.
alnoticias – O quadro de pré-candidatos a prefeito está indefinido em nossa cidade, qual sua opinião, sobre o que vai acontecer?
Ednaldo – Atualmente existem dois pré-candidatos declarados: George Clemente e Salustiano. Pela história da política Miguelense é natural surgir outro(s). Mas a partir das Convenções partidárias que devem acontecer até o final de Junho é que teremos a definição dos pré-candidatos a prefeito.
alnoticias – Como você avalia o Governo de George Clemente nesses 4 meses de mandatos?
Ednaldo – Fazer uma avaliação de um governo em apenas 120 dias não é uma tarefa fácil. As expectativas em torno da atual gestão municipal eram e continuam sendo muito grande, e corresponder a essas expectativas requer um tempo maior de trabalho.
alnoticias – Na sua opinião, quem é o(a) grande líder político Alagoano na atualidade?
Ednaldo – Deputada Federal Rosinha da Adefal
alnoticias – Na sua opinião, como o poder público deve enfrentar essa onda de violência em nossa cidade?
Ednaldo – Sabemos que o problema da violência em nossa cidade só diminuirá se houver um trabalho conjunto entre estado e município; policia; MP e Judiciário. Onde o Estado e município trabalhem para melhor equipar nossas policias. Os policiais investigando e prendendo os verdadeiros criminosos. E o Judiciário (dificultando) a saída desses criminosos para estarem no meio da sociedade enquanto não são reabilitados.
alnoticias – Ednaldo muito Obrigado pela sua participação na entrevista. Desejamos muito sucesso na sua caminhada.
Ednaldo – Eu que agradeço a vocês e convido a população miguelense para conhecer nosso trabalho visitando-nos em nossa sede ou pelo site. www.adefsmic.com.br.
Por José Feitosa.