Exposição marca comemoração dos 182 anos da Polícia Militar de Alagoas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 04/02/2014 às 9:20h.
Compartilhe com mais pessoas

Com ASCOM/PMAL

Governador ladeado pelo comandante-geral da PM e secretário de Defesa Social durante retretada da banda da PMAL no Calçadão do Comércio

Um encontro com o cidadão em plena Rua do Comércio – área do Calçadão – marcou as comemorações pelos 182 anos da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), durante exposição realizada na manhã desta segunda-feira (3), que apresentou armamentos de fogo e de baixa letalidade, munições, materiais e animais utilizados em serviço e viaturas das unidades da PMAL.

A Banda de Música da corporação saudou os transeuntes com um repertório eclético, levando muita gente a dançar e a ter uma lembrança do momento através do celular, que registrava a retreta. A dona de casa Geralda Barbosa externou seu desejo enquanto ouvia a banda tocar. “Eu acho lindo. Fico emocionada com a música. Os músicos são ótimos, desejo felicidade a todos”, disse Barbosa.

Afirmando estarem “entendendo tudo”, dois rapazes mormos, Eddington e Honeycutt, norte-americanos dos EUA, em missão há 10 meses no Brasil pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, elogiaram a desenvoltura dos músicos.

Unidades Especializadas

Participaram da exposição, unidades especializados como Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); Regimento Montado D. Pedro I (Cavalaria); Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Diretoria de Saúde da PMAL, que na oportunidade ofereceu ao cidadão exames de glicemia e verificação de pressão.

O Proerd trouxe uma turma de alunos da Escola Estadual Mario Broad, onde está sendo realizado o curso que orienta as crianças à se manterem afastados das drogas. A diretora da referida escola, Quitéria Souza falou sobre a parceria com o Proerd. “Temos a sensação de esperança, de que nossas crianças saberão resistir às drogas, por se tratar de um trabalho de prevenção; além da oportunidade de desmistificar a imagem de que a PM é apenas repressora.

Governador

O governador Teotônio Vilela Filho juntamente com o secretário Estadual de Defesa Social, Eduardo Tavares e o comandante-geral da PMAL, coronel Marcus Pinheiro visitaram os stands de exposição, ouviram a retreta e cantaram parabéns para a corporação ladeados pelos alunos da Escola Mário Broad e militares do Proerd.

Também estiveram presentes à exposição, o subcomandante-geral coronel Luiz Carlos Ferreira; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Ivon Berto; o chefe do Gabinete Militar, coronel Luciano Silva; o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Carlos Alberto Reis; o presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), juiz Maurício Breda; o promotor Luiz Vasconcelos, e comandantes das unidades militares da Capital e do serviço administrativo do Quartel do Comando Geral (QCG).

Ao final da exposição, os cidadãos eram unânimes em perguntar: “Quando terá outra apresentação da banda?”. Um destes cidadãos, visivelmente conhecedor de música, chegou a afirmar que os músicos eram os melhores do Brasil; uma referência plausível para uma banda que já tocou para D.Pedro II, em visita ao Estado no ano de 1859.

Imagens gentilmente enviadas para o portal