Governo do Estado e Agência Espanhola elaboram Plano Estratégico para cadeias produtivas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 27/03/2012 às 7:40h.
Compartilhe com mais pessoas

Ação faz parte de convênio para pecuária de leite e ovinocaprinocultura

 

Ascom Seagri

A elaboração do Plano Estratégico, uma das ações de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), contempla 2 mil produtores.

Desse total, 1,5 mil praticam a pecuária de leite e 500 estão envolvidos com a ovinocaprinocultura, atividades que geram renda para agricultores familiares principalmente da Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão. Nessa primeira etapa, estão sendo investidos mais de 1,5 milhão de euros – já somada a contrapartida do governo do Estado.

De acordo com o gestor do convênio pela Seagri, o zootecnista Luciano Barros, 35 técnicos estão em campo fazendo um diagnóstico participativo com os produtores e uma pesquisa censitária, que servem de base para elaboração do Plano Estratégico.

Os recursos do convênio também contemplam ações para a assistência técnica e extensão rural (Ater) e pesca e aquicultura, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq).

 “O objetivo do convênio é melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes dedicadas ao setor agropecuário, com aumento do valor agregado dos produtos e capacitação dos técnicos, para que o serviço de Ater seja melhor qualificado”,

frisou o secretário adjunto de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

As ações do convênio também recebem apoio do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Sebrae/AL, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), cooperativas e associações de produtores.

 

Técnicos do Alagoas Mais Ovinos apresentam relatórios do programa

Reunião será nesta terça-feira, na Câmara Municipal em Ouro Branco, com representantes da cadeia produtiva

Os técnicos que prestam assistência aos agricultores incluídos no Programa Alagoas Mais Ovinos vão se reunir, nesta terça-feira (27), para apresentar relatórios sobre o andamento das ações e fazer uma prestação de contas do trabalho. A reunião será a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Ouro Branco, no Sertão alagoano, e vai contar também com representantes da cadeia produtiva, como criadores e membros de associações e cooperativas.

De acordo com o gestor do programa pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Luciano Barros, esse tipo de reunião é periódica e serve para avaliar o andamento do projeto, considerando a capacitação dos criadores, o crescimento do rebanho, a implantação dos bancos de forragens e a elaboração dos relatórios.

“Todos os meses é elaborado um relatório sobre o Alagoas Mais Ovinos, por meio do qual conhecemos as particularidades em cada município, como ele está evoluindo, qual a melhoria para os beneficiários”,

destacou o gestor do programa.

Resultados positivos –

“A criação de ovelhas e cabras é uma vocação do agricultor sertanejo, que agora encontra possibilidades de melhoria. Com o Alagoas Mais Ovinos, não houve apenas o repasse dos animais, houve e ainda está havendo capacitação dessas famílias, assistência técnica, orientação sobre manejo, acompanhamento de médicos veterinários. Por isso temos os resultados antes do esperado, como a devolução dos animais por algumas famílias”,

enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

 

“Outro objetivo do Alagoas Mais Ovinos é a melhoria genética dos animais, o que já está ocorrendo. Com isso, o agricultor poderá aumentar seu rebanho mais rápido, produzir carne, couro, leite, abastecer os abatedouros, e diversificar sua produção. Tudo isso visa à inclusão sócio-produtiva das famílias beneficiadas”,

completou o gestor Luciano Barros.

O Alagoas Mais Ovinos é uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal).

As ações também têm o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Sebrae/AL, Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e Agronegócios Projetos e Consultoria.

 

____________________________________________________________

Assessoria de Comunicação da Seagri/AL