Honraria concedida pela Secretaria e Estado do Meio Ambiente contempla pessoas que contribuem com a preservação dos recursos hídricos em Alagoas
Nove personalidades de Alagoas e do país foram homenageadas, na manhã desta terça-feira (22), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a Comenda Guardião das Águas, instituída em 2015 pelo Governo de Alagoas.
A solenidade ocorreu justamente no Dia Mundial da Água, no Palácio República dos Palmares, sede do governo estadual. A honraria reconhece os trabalhos desenvolvidos em benefício da preservação e uso responsável do recurso hídrico em Alagoas. A parcela de contribuição de cada personalidade foi lembrada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
“A Comenda Guardião das Águas tem a proposta de reforçar a discussão sobre a preservação do meio ambiente e a utilização correta e responsável da água em Alagoas. Os nove homenageados com a Comenda representam o que há de mais importante na valorização dos recursos hídricos no Estado de Alagoas“, ressaltou o secretário Alexandre Ayres.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, destacou que os nove primeiros “Guardiões das Águas” representam orgulho do Governo de Alagoas devido à atuação particular e conjunta para desempenhar ações em prol da conservação dos recursos naturais nos municípios.
“Em nome do governador Renan Filho, parabenizo aos nove homenageados com a Comenda Guardião das Águas. Cada um tem uma grande história e as indicações para receber as honrarias foram merecidas“, declarou Fábio Farias ao citar nominalmente todas as personalidades.
Comendadores – A comenda, que constitui a mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, foi entregue a Adolfo Barbosa e Silva, técnico responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes da Semarh; ao jornalista, ambientalista e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda; ao fundador do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Antônio Jackson Borges Lima; ao agricultor de Estrela de Alagoas, Cícero Pinheiro da Silva, que está à frente da comunidade de Impueiras, no que diz respeito à criação de tilápias por intermédio do Programa Água Doce.
A solenidade seguiu e Guilherme Almeida Gonçalves também foi um dos contemplados com a comenda. Ele é o atual chefe de Gabinete do Ministério da Saúde e em 2012, exerceu interinamente a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); a primeira presidente da Federação do Pescador de Alagoas (Fepeal), Maria Eliane da Conceição dos Santos Morais; Renato Saraiva Ferreira, que desde 2004 exerce o cargo de coordenador Nacional do Programa Água Doce, no Ministério do Meio Ambiente; a geóloga Rochana Campos de Andrade Lima que tem atuação voltada às áreas de Recursos Hídricos, Geologia Ambiental e Gestão Costeira.
Por fim, a honraria foi concedida ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, considerado no Governo de Alagoas um dos grandes parceiros na atração de investimentos para obras hídricas no estado, a exemplo do Canal Adutor do Sertão.