Por volta das 20h30 de segunda, a guarnição da Polícia Militar, formada pelo Cb. Alan, Sd. Ítalo Silva e Sd. Luís Carlos, CISP 02 de Luziápolis, Campo Alegre/AL, foi informada que um indivíduo aparentemente transtornado teria ateado fogo em sua residência.
Logo em seguida, o COPOM acionou a guarnição, confirmando a ocorrência. Prontamente, a guarnição militar deslocou-se até o local informado, constatando o fato e acionou o corpo de bombeiros militar, unidade de São Miguel dos Campos.
O suspeito encontrava-se dentro da residência com o portão fechado, totalmente descontrolado e ameaçando a todos que tentassem entrar na casa.
Segundo informações, ele teria uma tesoura (não encontrada) e jogava objetos pesados e pontiagudos nas pessoas; Dezenas de populares tentavam desesperadamente tirá-lo da casa em chamas, mas não conseguiam adentrar no recinto.
Segundo relatos dos vizinhos, ele estava em uma festa e teria feito uso de entorpecentes (maconha e álcool) e não estaria em sã consciência. Além das ameaças verbais do indivíduo, o fogo que ele ateou na residência, tomara grandes proporções, alastrando-se até o telhado de madeira, aumentando assim a velocidade das chamas e o calor, que estava insuportável.
Mais de 30 pessoas, entre vizinhos e familiares, estavam na frente da residência: correndo de um lado para outro; gritando e chorando, o que dificultava a comunicação com o suspeito dentro da casa.
A equipe de policiais da guarnição militar controlou a população e começou a negociação com o indivíduo, que por sua vez, negara a saída pacífica do local, ameaçara os agentes e continuava jogando objetos e falando: “vou morrer no fogo, mas não saio“, esbravejava.
Vendo as chamas cada vez maiores, os militares tomaram a decisão de invadir o local para retirá-lo, pois o fogo já tinha tomado quase toda a sala e o suspeito corria risco de vida. Depois de algum tempo de verbalização, sem sucesso, os militares da guarnição conseguiram passar pelo fogo, usou gradativamente a força necessária e conseguiu imobilizar o suspeito, resgatá-lo das chamas e começar o procedimento de contenção do incêndio, que já ameaçava as casas vizinhas.
As chamas atingiram a parte elétrica, que foi desligada, foram usados extintores: da VTR (viatura), de carros próximos e com a ajuda dos populares, após a coordenação dos agentes, baldes com água começaram a chegar e serem despejados nos móveis que ainda não tinham sido atingidos pelas chamas. Com muita determinação e a ajuda de todos, após aproximadamente 30 minutos, o fogo foi controlado e não atingiu as casas vizinhas.
A ABS 011, do corpo de bombeiros militar, comandada pelo 3° SGT Fernandes, chegou ao local e concluiu os procedimentos finais.
Verificou superficialmente que o incêndio não danificou a estrutura da residência, ao ponto da casa correr risco de desabamento, mas orientou que os residentes não voltassem para o ambiente até uma análise mais precisa do local.
A GU conduziu o suspeito para a 6DRP de São Miguel dos Campos/AL, às vítimas: a sua esposa (Rayara), a vizinha (Patrícia), que teve a casa ligeiramente atingida e uma testemunha (Edinaldo).
O indivíduo foi preso em flagrante pelo crime de INCÊNDIO EM CASA HABITADA OU DESTINADA A HABITAÇÃO (alínea “A” do CPB, parágrafo 1°, INC. II, ART 250)(VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER) e DANO QUALIFICADO COM VIOLÊNCIA À PESSOA OU GRAVE AMEAÇA( INC. I do CPB, parágrafo único, ART. 163)( VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER). Encerrado o procedimento, a GU voltou ao patrulhamento normal.
Veja o vídeo: