IFAL inova e entrega, a partir do 2º semestre a mais moderna concepção de escola de educação profissional
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/04/2012 às 8:30h.
Compartilhe com mais pessoas

[singlepic id=5369 w=420 h=340 float=left]A partir do segundo semestre deste ano, uma nova concepção de escola pública, gratuita e de qualidade começa a funcionar em Alagoas. Trata-se do primeiro campus do processo de expansão do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no interior do estado. O município pioneiro nesta contemplação será o de Piranhas, a 255 quilômetros de Maceió, uma escola de educação profissional construída de acordo com os novos parâmetros arquitetônicos e com o objetivo de mudar a realidade socioeconômica do alto sertão alagoano, no que tange à educação profissional e à geração de emprego. Além desta unidade, mais 10 com as mesmas características serão entregues até o final de 2013 em todas as microrregiões compostas no mapa alagoano.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) do IFAL, por intermédio do Departamento de Infraestrutura, apresentou uma radiografia do processo de construção de todos esses câmpus que serão inaugurados e outros edificados nos municípios de Piranhas (alto sertão), Penedo (na região do baixo São Francisco), Coruripe (litoral sul), São Miguel dos Campos, Maragogi (litoral norte), Rio Largo (zona da mata) Murici (zona da mata), União dos Palmares (zona da mata), Arapiraca (agreste), Batalha (sertão) e Santana do Ipanema (Sertão). Todas essas unidades somam-se aos câmpus tradicionais como Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba, totalizando 15 câmpus.

Segundo o chefe de Departamento de Infraestrutura da PRDI, o engenheiro Alois Pastl, “O orçamento já está disponibilizado para a construção das unidades. Duas serão inauguradas neste ano e as demais, em processo de licitação, serão entregues à população a partir de 2013. São escolas públicas e gratuitas com uma qualidade nunca vista no estado, cuja engenharia e arquitetura atendem a todas as normas legais vigentes do ponto de vista da modernidade, ambiental e de acessibilidade”, disse Alois Past.

Para o reitor do Instituto Federal de Alagoas, Sérgio Teixeira, o processo de expansão significa inovação, tecnologia, abertura de mercado de trabalho e geração de emprego e renda em todos os municípios a serem beneficiados. “Não se trata apenas  de uma escola, mas de um centro de referência de educação profissional que será responsável  por ações afirmativas como a inclusão social e por novas perspectivas do ponto de vista econômica e, por isso, nós entendemos  o desejo da população em vê um empreendimento tão importante ser concretizado no seu município”, ressaltou o reitor do Ifal.

Inauguração prevista

O Campus Piranhas, que deve ser entregue em julho deste ano, demonstra a perspectiva de como serão os demais. Com apenas 8% das obras a ser concluídas, a unidade, erguida no antigo Clube Atalaia, no bairro de Xingó, tem como processo de finalização a colocação de luminárias, rede de incêndio e retoques de pintura. A previsão de finalização da escola, cujo monitoramento de entrada e saída de alunos, servidores e visitantes será eletrônico, é para o mês de maio. No projeto de construção, constam 14 blocos, além de mais um bloco de apoio pedagógico, um auditório para 240 pessoas, biblioteca, cinco salas de empreendedorismo, dois laboratórios – sendo um de agroindústria e outro de agroecologia -, estacionamento com 70 vagas, quadra esportiva iluminada, campo de futebol e uma piscina semi-olímpica com vestiários e banheiros, sala de coordenação, elevador para deficientes e entrada com sistema de catraca. Toda a estrutura do prédio atende aos requisitos do programa federal Brasil Profissionalizante.

O campus de Penedo, que fica às margens da rodovia AL-101 Sul, já está com salas de aula em funcionamento para uma média de 150 alunos, com previsão de inauguração oficial para dezembro. Atualmente, estão em falta a área de cobertura, nos blocos B1 e B2 (refeitório, cantina e área de lazer), e alvenaria. Este campus, atendendo ao modelo dos câmpus projetados em Rio Grande do Norte, já conta com um auditório para 140 pessoas, estacionamento com 70 vagas e sistema de infiltração interna.

Licitação

Os câmpus de Arapiraca, Maragogi e São Miguel dos Campos estão passando pelo processo de licitação. As empresas já foram contempladas e o Ifal agendará, nos próximos dias, com a construtora a ordem de serviço para iniciar as obras. O campus de Arapiraca, localizado ao lado do Ginásio do Sesi e com uma área de 65 mil metros quadrados terá sua estrutura modelada de acordo com o projeto Brasil Profissionalizante. Já o de Maragogi está na penúltima etapa de licitação, faltando apenas à homologação da empresa vencedora da licitação. Em São Miguel, o instituto localizado no Bairro de Fátima também aguarda homologação da empresa habilitada em processo licitatório.

Construção

Já o Campus Santana do Ipanema está no início do processo de licitação, com previsão de publicação do edital em maio, mas o terreno, com um total de 50 mil metros quadrados, já foi adquirido em frente à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e no projeto se encontra uma fazenda de apoio de 500 metros e um laboratório de laticínio. O campus de Murici, de acordo com informações do chefe de Departamento de Infraestrutura do IFAL, está com terreno garantido, ao lado de um conjunto residencial denominado Presidente Lula. “Estamos finalizando o projeto para abrir a licitação e, até o final do ano, o processo já vai estar encerrado”, relatou.

Em União dos Palmares e Coruripe está sendo feito um estudo dos terrenos. “Esse estudo analisa aspectos como impactos ambientais e qualidade do solo, tendo como objetivo selecionar o melhor local para as instalações físicas da escola” completou Alois Pastl. Os câmpus de Rio Largo e Batalha ainda não possuem terreno definido, sendo que neste último o local escolhido pertence ao governo do estado e é necessário que haja a cessão formalizada do terreno. No que se refere a Rio Largo, Alois Pastl declarou que a área a ser cedida pertence ao Ministério da Aeronáutica e  se localiza próximo ao aeroporto Zumbi dos Palmares. “Em Rio Largo, temos um projeto inovador que pretende reunir escola e vila olímpica, para isso tivemos uma reunião esta semana com uma empresa expertise em construção de vilas olímpicas”, declarou o professor de Educação Física do IFAL, Carlson Lamenha. O encontro teve o objetivo de estudar a possibilidade de implementação de uma vila olímpica destinada ao desporto educacional, participação e auto rendimento.O projeto conta com a construção de uma pista de atletismo, campo de futebol, ginásio poliesportivo, parque aquático com piscina olímpica e hotel para hospedagem de 100 pessoas. “O espaço deve contar ainda com salas para dança, artes maciais e artes em geral. Além disso, teremos um local de convivência com lanchonete e restaurante”, salientou o professor.

Galeria de imagens:

[nggallery id=594]

Assessoria Comunicação IFAL: 3194-1199 / ccsm@ifal.edu.br