INVESTINDO NA JUVENTUDE: Cursinho pré-vestibular gratuito inicia nova temporada em Limoeiro de Anadia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/03/2013 às 6:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Por Redação com Assessoria Adalberto Custódio

[singlepic id=12079 w=420 h=340 mode=watermark float=right]O curso Pré – Visão – Preparatório Público Municipal para o ENEM e Vestibulares – iniciou na noite desta quinta-feira (7) sua quarta temporada. O cursinho, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Limoeiro de Anadia, é pioneiro no Nordeste e funciona desde o ano de 2010, sendo responsável pela aprovação de aproximadamente 350 alunos em importantes instituições de ensino superior como Ufal, Cesmac, Uneal, Uncisal e outras.

Nesta temporada estão inscritos 290 alunos, sendo 210 da zona urbana e 80 do Distrito Pé Leve. As aulas são ministradas de segunda à sexta, no período da noite, nas dependências da Escola Margarita Palmerina (Pé Leve) e Nossa Senhora da Conceição (cidade). A maioria dos professores contratados para o Curso Pré-Visão, já atua em instituições públicas e privadas, a exemplo de Faculdades e cursinhos pré-vestibulares.

Durante a aula inaugural, o prefeito Marlan Ferreira, acompanhado do vice João Bispo, visitou as turmas e conversou com os alunos sobre a importância do Curso Pré-Visão para o futuro profissional deles. “Antes os jovens de Limoeiro concluíam o ensino médio e não tinham perspectivas de entrarem na faculdade, uma vez que os cursos preparatórios mais próximos ficavam em Arapiraca e eram particulares. Hoje a nossa cidade tem um curso de qualidade, gratuito e que, acima de tudo, prepara os limoeirenses para concorrerem de igual para igual com os candidatos de qualquer lugar do Brasil”, frisou Marlan.

Ainda durante o bate-papo com os alunos, o prefeito Marlan Ferreira falou sobre a importância da qualificação dos jovens limoeirenses, principalmente pelo fato do município estar prestes a ser contemplado com um grande Distrito Industrial, que deverá absorver centenas de empregos diretos e indiretos. “Os jovens de Limoeiro precisam se qualificar a cada dia. Hoje a Prefeitura tem 16 enfermeiras e apenas uma é de Limoeiro de Anadia. Precisamos conquistar mais o nosso espaço, pois assim é possível melhorar a vida de cada um, de suas famílias e, consequentemente, de todo o município”, alertou.

INCENTIVO

Dos cerca de 350 ex-alunos do cursinho que foram aprovados em instituições de ensino superior, 93 deles recebem um incentivo no valor de R$ 400. O valor é pago pela Prefeitura no sentido de diminuir as despesas com transporte, alimentação e outros. O único pré-requisito para a inscrição no cursinho é ser morador do município.

Maioria dos alunos não teria condições de ingressar na faculdade

A chegada do cursinho gratuito mudou e continuará mudando a vida de muitos jovens limoeirenses, que não teriam condições de ingressarem na faculdade. José Wanderson da Silva, 20, morador do Pé Leve, está ansioso pela aprovação no vestibular. “Concluí o nível médio em Limoeiro de Anadia e, no ano passado, estive muito perto de entrar na faculdade, mas perdi por poucos pontos. Hoje, com o cursinho, me sinto mais preparado e seguro para ingressar no curso de Química”, disse Wanderson.

Mônica dos Santos, 17, aluna de uma das turmas da zona urbana, disse que se não fosse a iniciativa da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, não teria condições financeiras de fazer um curso particular em Arapiraca. “Se não fosse o cursinho da Prefeitura, eu certamente teria concluído o Ensino Médio e ficado ociosa e sem noção de futuro, pois não teria como ir para Arapiraca todas as noites estudarem. Conheço muita gente que concluiu o Ensino Médio e depois voltou para a roça por falta de opção. Esse ano, quero ser fera no curso de História”, disse, empolgada, a aluna.

[nggallery id=1108]