Por Assessoria
A medida é de caráter preventivo para coibir a violência que foi registrada na eleição de 2008
A coligação partidária “Essa é a São Miguel que nós queremos”, que tem como candidato a prefeito Nivaldo Jatobá (PMDB), deu entrada na Justiça Eleitoral de Alagoas com um pedido de tropas federais para a eleição de 7 de outubro, no município. O pedido foi protocolado no cartório da 18ª Zona Eleitoral, mas até agora não foi julgado.
[singlepic id=8134 w=320 h=240 float=right]De acordo com os advogados da coligação, a presença de tropas do Exército, no dia das eleições, em São Miguel, tem como objetivo garantir a segurança pública e a integridade física dos eleitores. Evitando, com isso, a possibilidade de atos de violência ou o abuso do poder político e econômico, como a compra de voto e o aliciamento do eleitorado.
Prevenção
Segundo o setor jurídico da coligação, com a proximidade das eleições municipais, há, consequentemente, um natural acirramento nos ânimos, o que, no caso de São Miguel dos Campos, é de pleno conhecimento da população em geral.
Inclusive, no pleito anterior, em 2008, o juiz precisou solicitar o apoio do Bope – Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar – para conter uma manifestação extremamente violenta de adeptos do candidato amarelo.
Nesse fatídico episódio, pessoas saírem feridas e bens foram danificados. “Por isso, como o clima de animosidade existente este ano supera o clima de animosidade do pleito anterior, o pedido de tropas federais já se justificaria”, explicou o setor jurídico da coligação.
Fraude
Os advogados da coligação informaram também que – como a urna eletrônica impossibilita a utilização de velhas técnicas de fraude, infelizmente bastante comuns em épocas passadas -, poderão haver, por parte dos saudosistas deste triste período da História, “tumultos e desordem”.
Por isso, é preciso que sejam tomadas providências enérgicas por parte da Justiça eleitoral deste Estado.
Tensão
Para finalizar o texto enviado à Justiça Eleitoral, a coligação acrescenta que: “Infelizmente, todas as ocorrências prenunciam confrontos de grandes proporções que poderão ir além do político-eleitoral. O clima de acirramento, animosidade e desespero por parte dos militantes adversários comprovam a instabilidade no cenário político. Em nome de um povo que necessita de segurança para o exercício soberano do direito, a requerente vê-se na obrigação de peticionar no exercício de serem enviadas tropas federais”.