[singlepic id=6926 w=320 h=240 float=left]A quinta passagem de Joel Santana pelo Flamengo chegou ao fim. Após cinco tumultuados meses no comando do time rubro-negro, o treinador teve sua demissão anunciada no começo da tarde desta segunda-feira (23).
Às 15h, no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, o diretor de futebol Zinho concederá uma entrevista coletiva para falar sobre a saída do comandante e os novos rumos do futebol flamenguista.
Joel Santana vinha sendo bastante pressionado no cargo por conta dos maus resultados na temporada. O Flamengo não se classificou às finais do Carioca e foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa Libertadores.
Para piorar, o desempenho no Campeonato Brasileiro é muito ruim. O time perdeu os dois últimos jogos, para Corinthians e Cruzeiro, e despencou na tabela. O Rubro-Negro, após 11 rodadas, tem quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, com 15 pontos, em décimo lugar.
Sob o comando de Joel Santana, o Flamengo disputou 31 partidas, tendo 17 triunfos, cinco empates e nove derrotas.
No fim de semana, o treinador afirmou que vinha sendo fritado há bastante tempo na Gávea. Em entrevista, afirmou que, caso saísse do clube, poderia até mesmo encerrar sua carreira no futebol, demonstrando desgaste.
O treinador foi o segundo a passar pelo Rubro-Negro em 2012. Assumiu em fevereiro no lugar de Vanderlei Luxemburgo, também demitido. Por enquanto, não há técnico contratado. O nome de Dorival Júnior, ex-Internacional, é visto com bons olhos por muitos dirigentes.
De qualquer forma, o Flamengo terá de gastar dinheiro pagando três treinadores até o fim do ano. Isso porque Joel Santana tinha contrato com o clube até dezembro, recebendo aproximadamente R$ 400 mil mensais. Vanderlei Luxemburgo, com ganhos ainda maiores, também recebe da agremiação mensalmente.