Lições de sustentabilidade divertem crianças da Apala
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/03/2015 às 22:59h.
Compartilhe com mais pessoas

Contadores de histórias ensinam cuidados com o meio ambiente em linguagem lúdica

Petrônio Viana – ASCOM-FTV

Cerca de 60 crianças e familiares assistidos pela Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) mergulharam, na tarde desta quinta-feira (26), no universo lúdico e divertido apresentado pelos contadores de histórias Flora e Alecrim, no espetáculo “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta”. A peça, de autoria a escritora paulista radicada em Maceió Adriana Manolio, trata da importância da preservação do meio ambiente e adoção de práticas sustentáveis em uma linguagem leve e bem humorada

A apresentação desta quinta faz parte da programação especial do projeto Teotônio Vai às Escolas, executado pela Fundação Teotônio Vilela em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para a Semana da Água. Nos dias 20 e 23 deste mês, Etzito também foi apresentado aos alunos da Escola Estadual Ladislau Neto, em Jaraguá.

Nesta quinta, a peça também integrou o Festival de Arte e Cultura da Apala, realizado em comemoração ao aniversário de 22 anos da instituição, completados no último dia 10. “Todos os anos realizamos o festival com o objetivo de mostrar os talentos da casa e os que vem de fora. A brincadeira é fundamental para as nossas crianças e, hoje em dia, muitas delas têm ficado presas aos jogos eletrônicos. Queremos valorizar as brincadeiras, as atividades lúdicas. E hoje, elas passaram por essa experiência e entraram no mundo da fantasia“, disse o psicólogo organizacional da Apala, Sameer Pervaiz.

Atualmente, a Apala – entidade sem fins lucrativos mantida por doações de pessoas e empresas – assiste 550 crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia oferecendo suporte psicológico, odontológico, serviço social, cursos profissionalizantes, alimentação, música e artes plásticas. Para a diretora-presidente da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela, a parceria com a Apala, além de difundir os cuidados com o meio ambiente, serve principalmente para levar momentos de alegria aos portadores de câncer infanto-juvenil.

Para nós da Fundação Teotônio Vilela, é sempre uma satisfação imensa ver o sorriso de cada uma dessas crianças. É importante que elas se sintam amadas, queridas, e o que nós desejamos é que nosso trabalho, de alguma maneira, tenha tornado o dia delas mais feliz. Pensar no meio ambiente é pensar no futuro, é ter esperança“, lembrou Janice.