No próximo domingo, dia 30, mais de 38 mil pessoas prestarão concurso para os cargos de soldado combatente e oficial combatente da Polícia Militar de Alagoas. Segundo a organizadora do concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília, o cargo mais concorrido é o de oficial combatente, com 2.506 inscritos, resultando em uma média de 62,65 candidatos para cada uma das 40 vagas ofertadas para o curso de formação.
Para o outro cargo, de soldado combatente, a Cespe registrou 35.678 inscrições, o que representa uma demanda de 35,68 candidatos disputando cada uma das 1.000 vagas disponíveis. Para ambos os cargos, que totalizaram 38.184 inscrições, haverá formação de cadastro reserva.
A divulgação do resultado do concurso está prevista para o dia 26 de outubro. A remuneração inicial é de R$ 1.047,65 para soldado combatente e de R$ 1.563,78 para o cargo de oficial.
Os que concorrerão ao cargo de soldado farão provas de línguas portuguesa e estrangeira, informática, ciências sociais, matemática e legislação pertinente ao policial militar. Já para o cargo de oficial, além destas, as provas também terão conteúdos de literatura brasileira e ciências da natureza.
Os candidatos aprovados na prova objetiva (de múltipla escolha) e discursiva (texto dissertativo de no máximo 30 linhas) passarão ainda pelo teste de aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental e investigação social.
A validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Os locais e horários para a realização das provas já foram divulgados e podem ser consultados através do endereço http://www.cespe.unb.br/concursos/PM_AL_12/