O Diário Oficial da União trouxe na edição desta quinta-feira (17) uma lista de 680 instituições de ensino superior que foram reprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). Em Alagoas, treze centros de ensino tiveram notas insatisfatórias e podem ser descredenciados pelo governo federal.
Entre as reprovadas estão instituições que são referência no Estado, como o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
O ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) traz notas de 1 a 5. A instituição com médias entre 1 e 2 são as reprovadas. O índice leva em conta a nota dos alunos no Enade e indicadores como infraestrutura física da faculdade e qualidade do corpo docente.
Os 13 centros de ensino superior de Alagoas tiveram nota 2 e foram reprovados. Veja a lista:
– Centro de Ensinos Superiores de Maceió
– Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Penedo
– Faculdade de Formação Profissional de Penedo
– Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió
– Faculdade de Tecnologia de Alagoas
– Faculdade Figueiredo Costa
– Faculdade Ciências Jurídicas de Alagoas
– Universidade Estadual de Alagoas
– Faculdade São Vicente
– Faculdade da Cidade de Maceió
– Instituto de Ensino Superior de Alagoas
– Instituto de Ensino Superior Santa Cecília
– Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca
Três instituições não conseguiram pontuação segundo avaliação do MEC. São elas, o Instituto Batista de Ensino Superior, a Faculdade Raimundo Marinho e a Faculdade Alternativa de Ensino Superior do Agreste.
As bem avaliadas
Apenas uma instituição de ensino que atua em Alagoas está entre as 158 que tiveram nota 4 ou 5. Com esse índice, essas faculdades poderão ter autorização automática para a abertura de novos cursos em tramitação no MEC, sem necessidade de visitas. A Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) conseguiu conceito 4.
Outras seis instituições foram bem avaliadas e conseguiram nota 3. A lista traz Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Faculdade de Alagoas (FAL); Faculdade de Administração de Alagoas (FAA); Faculdade Maurício de Nassau e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).