Melhor IDEB é possível graças ao comprometimento em Jequiá da Praia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 24/09/2014 às 21:13h.
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ASCOM Prefeitura Jequiá da Praia

Investimentos, parcerias e comprometimento da equipe foram fundamentais no processo de melhoria da educação municipal

Diagnosticar os problemas, incentivar os alunos, capacitar os profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, uma boa merenda e uma equipe de professores unida e dedicada ao trabalho. Este é o segredo do destaque na educação de Jequiá da Praia na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como primeira colocada em Alagoas.

O trabalho de mudança dos resultados e a melhoria na rede de ensino começaram no ano de 2009, no início da gestão do prefeito Marcelo Beltrão (PTB), quando a equipe recebeu a educação municipal com um IDEB de 3,4. Insatisfeito com o que presenciou, o prefeito trouxe a sua experiência como gestor da Secretaria de Educação de Coruripe, onde conseguiu aumentar a média do IDEB e manteve as mesmas parcerias para o município de Jequiá da Praia.

Entre as escolas que foram avaliadas pelo Ministério da Educação, cinco pontuaram com notas relevantes. A Escola Municipal de Educação Básica Messias João Coelho alcançou nota 8,1; a Escola Municipal de Educação Básica Benedito Coutinho, 4,6; Escola Municipal de Educação Básica Dr. Nelson Simões Costa, 6,5; Escola Municipal de Educação Básica José Bernardino, 5,8 e a Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros 5,7. Para o prefeito Marcelo Beltrão, a conquista vem acontecendo a cada ano.

“Melhorar a educação de Jequiá da Praia era um compromisso da minha gestão e nós conseguimos, com o grande trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria de Educação. Em 2012, no índice referente ao ano de 2011 e nós também ficamos em primeiro lugar e este ano conseguimos ultrapassar a meta do Ministério da Educação. Agradeço e parabenizo o trabalho do secretário Márcio Beltrão e da adjunta, Maria Cristina”, comemorou o prefeito.

Segundo a secretaria-adjunta de Educação de Jequiá da Praia, Maria Cristina Santos, o primeiro passo foi fazer o diagnóstico em todas as escolas do município e com a parceria dos Institutos Alfa e Beto, através da compra de materiais didáticos específicos para a alfabetização, e Ayrton Senna, conseguiu realizar a correção de fluxo idade-série.

“Após o diagnóstico, nós percebemos que muitos alunos estavam em séries que não correspondia à idade e outros com atraso de alfabetização, em turmas avançadas, mas não sabia ler e escrever. Estes alunos foram colocados em turmas especiais, foram alfabetizados e posteriormente sanadas todas as dificuldades. No final do ano, fizemos a correção idade-série. Alguns pularam três turmas sem prejuízos “, explicou a secretaria-adjunta.

Todo esse trabalho de correção das distorções foi feito usando os métodos da parceria com o Instituto Ayrton Senna, denominado de Se liga e Acelera.

Cuidados com a alimentação

Além de um bom sistema de ensino, a Prefeitura de Jequiá da Praia também se preocupa com a boa alimentação de seus estudantes. A merenda é reforçada e passa por avaliação dos nutricionistas do município.

Macaxeira, cuscuz, carne cozida, charque, macarronada, sucos e frutas são algumas das opções de merendas servidas aos estudantes na hora do intervalo.

A cozinheira da Escola José Calazans de Medeiros, Ana Maria, explica que a alimentação na escola, para muitos alunos, é a primeira refeição do dia.

Pensando nisso, o município passou a disponibilizar pequenos lanches que ficam de reserva, caso algum estudante não tenha tomado café da manha ou almoçado antes de ir à escola.

“Muitas vezes alguns alunos chegam com fome e os professores percebem o desânimo ou eles mesmos vêm ate a cozinha e dizem que estão com fome. Então a gente sempre tem aqui uma fruta, iogurte, suco e ele se alimentam antes de ir para a sala de aula. O mesmo acontece com os alunos do turno da tarde. Sempre deixo algo para que eles possam almoçar, antes da aula”, explicou a cozinheira.

Professores comprometidos com o trabalho

Para o prefeito Marcelo Beltrão, nenhum investimento teria resultados tão positivos se não tivesse o comprometimento da equipe.

“Nossos professores, diretores e coordenadores são os grandes responsáveis pelo sucesso da nossa educação. Foram capacitados e se dedicaram a fazer um trabalho bem feito. E vamos continuar fazendo mais”, disse o prefeito.

A secretária-adjunta completou ressaltando a importância dos investimentos da gestão e dedicação da equipe. “Recebo ligações de vários secretários de Educação de outros municípios que investiram e aderiram aos programas, mas os professores não se comprometeram. É um trabalho difícil e a nossa equipe é guerreira”, comemorou Maria Cristina.

A professora Maria Bernadete do Nascimento falou do orgulho de fazer parte da equipe da Educação de Jequiá da Praia e do reconhecimento do seu trabalho. “Estou muito orgulhosa dos nossos resultados. O trabalho da base será o sucesso dos nossos estudantes no futuro.

Programas adotados

O Se Liga e o Acelera Brasil, ambos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, disponibilizam materiais específicos para corrigir as distorções. O município de Jequiá da Praia investiu na aquisição de material e os gestores, coordenadores, diretores e professores foram capacitados para atuar no município.

O Se liga é um programa emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever e retornar à rede regular. Nesta etapa, as crianças que não atingem o nível de leitura correspondente, entram em turmas de, no máximo 25 pessoas e um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia do programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.

Já o Acelera combate à repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta. Com o programa, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Os alunos chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento. A metodologia  é semelhante: 25 alunos por sala. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.