OAB Alagoas vai atuar em defesa de moradores atingidos pela mineração no Flexal
Conteúdo publicado/enviado por: SECOM OAB em: 16/02/2022 às 12:20h.
Compartilhe com mais pessoas

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) vai atuar em defesa dos moradores atingidos pela ação de mineração na comunidade do Flexal, em Maceió. O presidente da instituição, Vagner Paes, participou, nessa terça-feira (15), da II Rodada de Conversa promovida pela Defensoria Pública de Alagoas e pela Prefeitura de Maceió e se colocou à disposição da população.

“Se a Ordem, no passado, não tomou as dores de vocês, a partir de agora ela vai tomar. A Defensoria Pública não está mais sozinha. A Ordem vai caminhar ao lado da Defensoria Pública, lutando para que a Justiça seja feita para essas comunidades atingidas, que não estão sendo enxergadas devidamente como cidadãos e cidadãs de Direito”, afirmou Vagner Paes durante a audiência.

De acordo com o presidente da OAB/AL, é importante que soluções para o caso sejam construídas ouvindo a comunidade. “A autoridade em uma República é do povo. Ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de dizer como será resolvida a vida de vocês, a não ser vocês mesmo. Por isso que esse momento é importante. Para que vocês digam qual é a solução mais adequada“, frisou Vagner Paes.

O presidente da OAB/AL lembrou que a entidade instituiu comissão específica para acompanhar o caso de afundamento de solo, mas acrescentou que outras comissões, como a Comissão de Direitos Humanos, vão atuar de forma complementar no caso.

A gente vai estar ao lado de vocês, mas são vocês que vão dizer o que caminho que tem que ser trilhado. A nós só nos cabe fortalecer esse movimento, encampado desde sempre pelos aguerridos colegas, e colocar a Ordem à disposição. Essa não será mais uma causa na OAB. Essa será a causa“, concluiu Vagner Paes.

Tags: