Evento reuniu dentistas, seus familiares, pacientes e apaixonados por corridas de rua.
Por: Aarão José
A orla de Maceió recebeu na manhã deste domingo (31) a primeira edição da Corrida Alagoana pela Saúde Bucal. O evento promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) contou com a participação de 700 inscritos, entre dentistas e demais corredores.
Segundo o presidente do CRO-AL João Guimarães, a idealização do evento surgiu após a direção do conselho observar que nos últimos anos, a cidade de Maceió tem se tornado uma referência na prática esportiva, principalmente, corridas de rua, que tem levado milhares de pessoas às ruas da cidade.
“As pessoas estão tomando consciência da importância da prática de atividades físicas para melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, a intenção do Conselho Regional foi chamar atenção do profissional de Odontologia para a necessidade de sair de sua rotina de trabalho. Além disso, a Odontologia promove a saúde bucal, que por sua vez, tem influência direta sobre a saúde geral e a qualidade de vida das pessoas“, afirmou João Guimarães.
A Corrida foi disputada na distância 5km e 10km e teve também prova de participação de caminhada com percurso livre para adultos e crianças. Todos os participantes inscritos ganharam um kit contendo uma camisa com proteção UV na cor azul, uma referência ao mar da Ponta Verde e Pajuçara, local do evento.
“Foram cinco meses de organização; tivemos que aumentar a oferta de inscrições e, mesmo assim, muitas pessoas ainda buscaram inscrições de última hora“, comentou Aelfon Omena, presidente da comissão de esportes do CRO-AL.
No final da corrida foi entregue troféus para os três primeiros colocados da categoria geral masculino e feminino e por categorias de idades nas provas de 5 e 10km. Houve também premiação com medalhas para todos os atletas que terminarem a prova.
“Essa foi a primeira de outras ações do Conselho visando à inserção da Odontologia nas atividades sociais em prol da qualidade de vida. Vem aí a semana do dentista em outubro“, concluiu Luiz Rodrigues, dentista organizador do evento.